sexta-feira, 22/08/2025

BODOQUENA: Secretaria de saúde se reúne com CAPS I de Miranda para definir fluxo de atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde de Bodoquena, por meio da coordenação de saúde mental, realizou nesta quarta-feira (20), a definição do fluxo de atendimento para pacientes do município que passam a ser assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Miranda. Anteriormente, esses atendimentos eram encaminhados ao município de Aquidauana.

A reunião contou com a participação da assistente social Carmen Queiti, da médica clínica geral com pós-graduação em psiquiatria, Andressa Skulny, do e coordenador do CAPS I, André Marcos, além do médico Pedro de Toledo Filho, que apresentou os processos e protocolos da unidade.

O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de referência para o cuidado de pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes, como esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão recorrente, além de casos de abuso de álcool e outras drogas. A unidade foi criada como uma alternativa às internações psiquiátricas, priorizando o cuidado comunitário, humanizado e contínuo.

Entre os atendimentos oferecidos estão: consultas individuais, acompanhamento medicamentoso, psicoterapia, oficinas terapêuticas, atividades culturais e esportivas, grupos de leitura, oficinas de geração de renda e suporte social. O CAPS também atua com matriciamento junto às equipes da atenção básica, urgência, emergência e hospitais de referência, promovendo apoio técnico e articulação no cuidado em saúde mental.

De acordo com a secretária de Saúde, Monique Dalletezze, a definição do novo fluxo garante mais qualidade e proximidade no atendimento da população de Bodoquena. “Esse alinhamento com Miranda, fortalece nossa rede de saúde mental oferecendo suporte contínuo, acolhimento e atenção adequada aos nossos pacientes”, destacou.

Com essa mudança, os pacientes passam a contar com uma rede estruturada de cuidado, com diferentes níveis de atendimento, intensivo, semi-intensivo e não intensivo, conforme a necessidade de cada caso, reforçando o compromisso da gestão municipal com a saúde integral da população.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Mais infraestrutura para MS: Governo lança licitações para obras em Campo Grande e Corumbá

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), publicou no Diário Oficial dois avisos de...

Funsat disponibiliza 1.831 vagas de emprego nesta quinta-feira

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) oferece nesta quinta-feira (21) um total de 1.831 vagas de emprego em 146 diferentes profissões. As oportunidades são...

Fumacê reforça combate ao Aedes em cinco bairros 

O combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya, será reforçado em cinco bairros de Campo Grande, com o...

Show de gols e equilíbrio definem a 9ª rodada do amador em Dourados

A 9ª rodada da Liga de Futebol Amador de Dourados trouxe tudo que o torcedor gosta: muitos gols, duelos acirrados e reviravoltas de tirar...