quinta-feira, 6/11/2025

Após meses de espera, família descobre que idoso foi enterrado como indigente

A dor da perda se transformou em revolta para a família de Marques Ribeiro Gomes (66). Após quase um ano tentando liberar o corpo para sepultamento, os parentes foram surpreendidos com a notícia de que o idoso já havia sido enterrado como indigente, sem que ninguém fosse avisado.

Tudo começou em 21 de agosto de 2024, quando o bar de Marques, no bairro Indubrasil, em Campo Grande, pegou fogo. O local também era sua residência. Após o controle das chamas, os bombeiros encontraram um corpo carbonizado no interior do imóvel. Todos os documentos pessoais foram destruídos no incêndio, o que dificultou a identificação imediata.

Os restos mortais foram encaminhados ao IMOL, mas, devido ao estado do corpo, a identificação visual foi considerada impossível. A família, então, forneceu material genético para a realização de exame de DNA. O resultado, no entanto, demorou quatro meses bem além do prazo de 30 dias inicialmente informado.

Diante da demora, os familiares acionaram o Ministério Público, que interveio e obrigou a liberação do laudo. Com o resultado positivo, o atestado de óbito foi finalmente emitido no fim de abril de 2025, oito meses após a morte. A família marcou o sepultamento para o dia 1º de maio, com todos os preparativos prontos.

Mas o que era para ser o encerramento de um ciclo de dor se tornou ainda mais traumático. Ao comparecer ao IMOL para retirar o corpo, os familiares foram informados de que Marques já havia sido sepultado como indigente em 28 de dezembro de 2024, no Cemitério Cruzeiro. Segundo a instituição, a decisão foi tomada por não haver familiares localizados até então.

“É revoltante. A gente lutando na Justiça para conseguir o atestado de óbito, e eles simplesmente enterram sem avisar ninguém. Disseram que não havia família, sendo que estávamos em contato desde o começo”, disse Aparecida Ribeiro, irmã do idoso.

A família pretende buscar responsabilização judicial e aguarda explicações formais do IMOL.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Entre o boi e a floresta: o desafio da pecuária sustentável na Amazônia

A pecuária no Pará vive uma encruzilhada: manter a floresta em pé ou perder espaço no mercado global. Com o aumento do desmatamento e...

Deputado Junior Mochi lidera mobilização contra decreto federal

Por proposição do deputado estadual Junior Mochi (MDB), foi realizada nesta segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, uma reunião para...

Auxílio-Atleta reforça sonhos e impulsiona talentos do esporte em Campo Grande

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Esportes (Funesp), realizou nesta sexta-feira (31/10), na sede da Fundação, a cerimônia de...

Shakira chega ao Paraguai: Guia completo para sul-mato-grossenses

Shakira no Paraguai: Guia completo para curtir o show Na reta final da turnê Las Mujeres Ya No Lloran World Tour, Shakira se apresentará em...