quinta-feira, 8/01/2026

IPVA 2026: prazo para pagamento à vista com 15% de desconto vence nesta segunda-feira

Os proprietários de veículos de Mato Grosso do Sul devem ficar atentos ao calendário do IPVA 2026. Nesta segunda-feira (5), vence o prazo para o pagamento à vista do imposto com 15% de desconto, um dos maiores benefícios concedidos no país e que coloca o Estado entre os que mais estimulam a quitação antecipada do tributo.

Mantido pelo Governo do Estado, o desconto supera a média nacional, que varia entre 3% e 10%, e reflete uma política fiscal consistente, que valoriza o contribuinte adimplente, gera economia imediata para as famílias e contribui para a redução da inadimplência.

Os boletos do IPVA começaram a ser distribuídos pelos Correios em dezembro e também podem ser acessados de forma prática e segura pelo portal da Secretaria de Estado de Fazenda (www.sefaz.ms.gov.br). Ao todo, cerca de 870 mil veículos estão incluídos na base de cobrança deste exercício.

Para quem optar pelo parcelamento, o imposto poderá ser dividido em até cinco parcelas. A primeira parcela vence em 31 de janeiro, com as demais programadas para os meses seguintes. O valor mínimo é de R$ 30,00 para motocicletas e R$ 55,00 para os demais veículos, garantindo flexibilidade ao contribuinte.

Além do desconto expressivo para pagamento à vista, Mato Grosso do Sul mantém uma das políticas de isenções e benefícios mais amplas do Brasil. Estão contemplados, entre outros, veículos oficiais, entidades sociais, autarquias, fundações e templos religiosos; tratores e máquinas agrícolas; aeronaves de uso agrícola; embarcações de pescadores profissionais; táxis, mototáxis, ambulâncias, veículos de bombeiros e diplomáticos, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Pessoas com Deficiência (PCD) contam com redução de 60%, enquanto frotistas com 30 ou mais veículos têm alíquotas diferenciadas. Há ainda isenção total para veículos movidos a GNV, como incentivo à sustentabilidade, e não incidência do imposto em casos de furto, roubo ou perda total.

O Estado também preserva condições especiais para o setor produtivo. Por meio de decreto específico, seguem mantidas as reduções de alíquotas para veículos de carga, transporte coletivo e utilitários, com redução de até 50% na base de cálculo para caminhões, ônibus e motorhomes, assegurando competitividade e equilíbrio econômico.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Retrospectiva 2025: Santullo amplia liderança política e reforça compromisso social em Mato Grosso do Sul

Em 2025, Marco Aurélio Santullo consolidou sua presença no cenário político de Mato Grosso do Sul ao lado da senadora Tereza Cristina, fortalecendo o...

Proteção internacional às preguiças-de-dois-dedos é reforçada

As preguiças-de-dois-dedos passaram a contar com maior proteção no comércio internacional após decisão da COP20 da Cites. As espécies Choloepus hoffmanni e Choloepus didactylus...

Comissão aprova regra que protege locadoras de veículos

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que protege locadoras de veículos em casos de contrabando. Pela regra, o...

Gianni Nogueira comenta captura de Maduro em vídeo e critica regimes autoritários

A vice-prefeita de Dourados e pré-candidata ao Senado, Gianni Nogueira, publicou um vídeo em suas redes sociais comentando as informações divulgadas pela imprensa internacional...