terça-feira, 30/12/2025

Agente Digital MS: novo app do Detran-MS facilita fiscalização e traz mais segurança ao trânsito

Agentes de Autoridade de Trânsito de todo o Estado passam a contar, a partir desta quarta-feira, 12 de novembro, com um novo aplicativo que vai facilitar a consulta de dados de veículos e condutores. O Detran-MS, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, desenvolveu e disponibilizou a todas as forças municipais, estaduais e federais o Agente Digital MS.

O novo aplicativo tem como propósito agilizar e tornar mais eficiente o processo de consulta durante fiscalizações, patrulhamentos e operações conduzidas por agentes de trânsito, trazendo mais agilidade e rapidez nas abordagens. Agora, as consultas feitas são realizadas diretamente na base do Detran-MS, o que traz uma resposta quase instantânea, agilizando a tomada de decisão de quem está na via e aumentando a confiabilidade das informações acessadas.

Anteriormente, o sistema levava, em média, 24 horas para mostrar ao agente qualquer ocorrência incluída. Com o Agente Digital MS, em até uma hora já está disponível no sistema qualquer irregularidade registrada em nome do condutor ou do veículo. Além disso, o condutor que for flagrado devendo alguma taxa ao Detran-MS pode efetuar o pagamento no momento da abordagem, pois o aplicativo gera o boleto na hora.

O novo aplicativo, desenvolvido pelo Detran-MS, também conta com geolocalização em tempo real, o que permite mapear os locais com maior incidência de infrações e identificar as irregularidades mais comuns, possibilitando, assim, a elaboração de estudos estratégicos que podem apoiar a definição de novas fiscalizações, campanhas educativas e ações preventivas sempre com o intuito de prevenir acidentes e preservar vidas.

Além disso, o Agente Digital MS representa um avanço tecnológico significativo para o Detran-MS, reforçando o compromisso do órgão com a modernização de seus processos, a melhoria contínua do serviço público e a promoção de um trânsito mais seguro para todos.

Para o gerente da Gerência Especial de Patrulhamento e Fiscalização Viária, Rubens Ajala, o aplicativo é mais uma ferramenta que vai contribuir ainda mais para a segurança viária:

“Com o lançamento deste aplicativo, integramos todas as forças de segurança que atuam na segurança viária, com mais agilidade e rapidez nas tomadas de decisão e mais celeridade para o cidadão, que muitas vezes ficava aguardando as consultas para ser liberado.”

O tenente-coronel comandante do BPMRv (Batalhão de Policiamento Rodoviário) destacou o auxílio do aplicativo no combate à criminalidade:

“O BPMRv agradece e parabeniza o Detran-MS, que desenvolveu essa ferramenta que vai ajudar o nosso policial lá na ponta a combater as infrações de trânsito e a criminalidade, o que vai contribuir muito para a segurança pública de Mato Grosso do Sul.”

Segundo o inspetor Luiz Sakai, da Polícia Rodoviária Federal, a integração com o sistema estadual é motivo de orgulho:

“Prestamos nossa homenagem a esse trabalho regional desenvolvido pelo Detran-MS, pois temos acesso a inúmeros sistemas nacionais, e este é motivo de orgulho. Acessar o banco de dados estadual facilita bastante nosso trabalho, ainda mais porque atuamos em fronteiras com o Paraguai e a Bolívia.”

O vice-governador José Carlos Barbosa destacou a digitalização do Detran-MS:

“O Detran-MS é o exemplo mais digital do governo. Ao longo dos últimos anos, o aprimoramento digital tem sido muito acentuado, além do investimento na estrutura pessoal e em equipamentos. Esse processo de digitalização é muito importante. O aplicativo Agente Digital MS possibilita aquilo que, às vezes, podia levar um dia ou mais para receber uma resposta — uma consulta de veículo ou até de condutor. Todos esses avanços trazem mais segurança, conforto para o cidadão, respostas rápidas e liberação imediata do veículo.”

O diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, afirmou que não adianta investir em tecnologia se ela não estiver à disposição do cidadão:

“Não adianta a gente investir em TI e isso não funcionar na rua. Tem que ser na prática — investir para que o cidadão consiga tirar sua CNH em 15 minutos. E, na questão do policiamento, é muito mais rápido. Essa rapidez e o uso da boa informação vão trazer frutos enormes para a sociedade, principalmente porque, hoje em dia, se você não tiver esse controle de quem está dirigindo e como está dirigindo, é muito perigoso. É uma agilidade tanto para a população quanto para os agentes.”

Estiveram presentes no lançamento, realizado no auditório do Detran-MS, diversas forças de segurança municipais, estaduais e federais, além do diretor-executivo do Detran-MS, João César Matogrosso; do diretor-presidente Rudel Espíndola Trindade Júnior; da presidente do Cetran-MS e do Focotran, Régia Maria Duarte; e do vice-governador José Carlos Barbosa.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Brasil abre mercado para material genético avícola em Moçambique

O governo brasileiro concluiu a negociação sanitária com Moçambique, autorizando a exportação de material genético avícola, incluindo ovos férteis e pintos de um dia....

Produtor Rural pode validar área de produção para exportação

A Plataforma Agro Brasil + Sustentável lançou um serviço que permite ao produtor rural verificar se sua área de produção atende aos requisitos para...

Lula enfrenta desaceleração econômica em ano de reeleição

Em 2026, ano de disputa eleitoral, o crescimento do PIB deve ficar entre 1,5% e 2%, refletindo desaceleração em relação a 2025, apesar dos...

Hemodiálise mais próxima de casa reduz deslocamentos e fortalece o cuidado em MS

O ano de 2025 marcou uma mudança concreta na vida de pacientes com DRC (Doença Renal Crônica) em Mato Grosso do Sul. Em um...