sexta-feira, 22/08/2025

BODOQUENA: Secretaria de saúde se reúne com CAPS I de Miranda para definir fluxo de atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde de Bodoquena, por meio da coordenação de saúde mental, realizou nesta quarta-feira (20), a definição do fluxo de atendimento para pacientes do município que passam a ser assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Miranda. Anteriormente, esses atendimentos eram encaminhados ao município de Aquidauana.

A reunião contou com a participação da assistente social Carmen Queiti, da médica clínica geral com pós-graduação em psiquiatria, Andressa Skulny, do e coordenador do CAPS I, André Marcos, além do médico Pedro de Toledo Filho, que apresentou os processos e protocolos da unidade.

O Centro de Atenção Psicossocial é um serviço de referência para o cuidado de pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes, como esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão recorrente, além de casos de abuso de álcool e outras drogas. A unidade foi criada como uma alternativa às internações psiquiátricas, priorizando o cuidado comunitário, humanizado e contínuo.

Entre os atendimentos oferecidos estão: consultas individuais, acompanhamento medicamentoso, psicoterapia, oficinas terapêuticas, atividades culturais e esportivas, grupos de leitura, oficinas de geração de renda e suporte social. O CAPS também atua com matriciamento junto às equipes da atenção básica, urgência, emergência e hospitais de referência, promovendo apoio técnico e articulação no cuidado em saúde mental.

De acordo com a secretária de Saúde, Monique Dalletezze, a definição do novo fluxo garante mais qualidade e proximidade no atendimento da população de Bodoquena. “Esse alinhamento com Miranda, fortalece nossa rede de saúde mental oferecendo suporte contínuo, acolhimento e atenção adequada aos nossos pacientes”, destacou.

Com essa mudança, os pacientes passam a contar com uma rede estruturada de cuidado, com diferentes níveis de atendimento, intensivo, semi-intensivo e não intensivo, conforme a necessidade de cada caso, reforçando o compromisso da gestão municipal com a saúde integral da população.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Senar/MS impulsiona a paixão de Juliana pelos frutos do Mato Grosso do Sul

Juliana Biazon, pesquisadora na área de alimentos, encontrou no campo uma nova dimensão para sua profissão e vida pessoal. Após realizar os cursos técnicos...

Por unanimidade, Assembleia aprova atualização da lei sobre deficiência auditiva em MS

Por unanimidade, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou nesta terça-feira (19) o Projeto de Lei 2/2025, de autoria do deputado estadual...

Funsat inicia semana com mais de 2 mil vagas de emprego nesta segunda-feira 

A Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat) inicia esta semana com recorde no mês de agosto: 206 empresas estão com vagas abertas...

Carreta carregada de pluma pega fogo em Chapadão do Sul

Uma carreta carregada de pluma de algodão acabou pegando fogo, nas margens da antiga rodovia MS 306, no início da tarde desta terça-feira (19)....