A obra da alça de acesso à ponte da Rota Bioceânica em Porto Murtinho atingiu 30% de execução, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (12) pelo governo federal. A construção, iniciada em setembro de 2024, faz parte do Novo PAC e está orçada em cerca de R$ 472 milhões.
O trecho de 13,1 km interligará a BR-267 à nova ponte internacional sobre o Rio Paraguai, fundamental para viabilizar o corredor logístico que ligará o Brasil ao Pacífico, passando por Paraguai, Argentina e Chile.
Até agora, 96% da infraestrutura e 65% da mesoestrutura (pilares e travessas) foram concluídas. A terraplenagem avança com 5,79 km prontos, e a fabricação das vigas pré-moldadas já está em andamento no pátio próximo ao canteiro de obras.
O projeto prevê ainda a construção de seis pontes e um viaduto. A expectativa é que os trabalhos durem dois anos, com geração de até 440 empregos diretos e indiretos. A ponte internacional está sendo custeada com recursos da usina de Itaipu, enquanto o governo federal financia a alça de acesso.