sábado, 26/07/2025

AQUIDAUANA: Prefeitura e fundação de turismo de MS iniciam estudos para reforçar segurança no Mirante do Paxixi.

Ontem, 23, uma equipe técnica formada por representantes da Prefeitura de Aquidauana e da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FundTur) realizou uma visita técnica ao Mirante do Paxixi, com o objetivo de iniciar um estudo para a estruturação de mecanismos de segurança no local.

Participaram da visita os secretários municipais Pepeu Fialho (Cultura e Turismo), Humberto Torres (Meio Ambiente) e Robert Cacho (Planejamento, Urbanismo e Obras Públicas), além de representantes da Associação Aquitemguia, COMTUR e AECOPAXI — Vandir Aniceto, Mirian Aveiro e Ely Souza — e, pela FundTur, os técnicos Geancarlo Merighi e Eder Sanches.

A equipe de engenharia da Prefeitura, em conjunto com a FundTur, irá elaborar um estudo técnico com foco em intervenções de segurança, incluindo sinalização adequada para o local. Outra medida acordada entre os órgãos é a realização de uma campanha publicitária conjunta, visando orientar moradores e visitantes sobre a importância de visitar o Morro do Paxixi apenas com guias e condutores credenciados, reforçando o compromisso com um turismo seguro e responsável.

Segundo os técnicos da FundTur, Geancarlo e Eder, “a Fundação de Turismo do Estado MS vai realizar o acompanhamento das atividades no Morro do Paxixi através de um Plano Estratégico para área”.

O trabalho faz parte de uma demanda discutida recentemente com o prefeito Mauro do Atlântico, que determinou o esforço conjunto entre as secretarias municipais para garantir maior segurança no atrativo, buscando a parceria do Governo do Estado nessa missão que visa trazer mais segurança para quem vai ao Mirante.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo, Pepeu Fialho, o movimento reflete uma preocupação comum entre o Poder Público e o setor privado: “As secretarias municipais estão unidas nesse propósito. A segurança no Mirante do Paxixi é uma preocupação do prefeito Mauro do Atlântico, nossa, das equipes da prefeitura, do Conselho e, também, das empresas do trade turístico. Queremos trabalhar para poder conseguir melhorar a estrutura no local e proporcionar uma experiência segura e organizada para todos que visitam esse importante ponto turístico de nossa cidade.”

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Tarifaço dos EUA ameaça agro brasileiro

A nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros pode derrubar as vendas externas de itens como suco de laranja, café,...

DOURADINA: Governo municipal realiza reunião com mães e professora para início das atividades do projeto BaillaDina

O Governo Municipal promoveu uma reunião importante com as mães e a professora responsável pelo projeto BaillaDina, que inicia oficialmente suas aulas nesta quarta-feira....

Campo Grande veta cultivo e comércio de murta na cidade

A prefeita Adriane Lopes sancionou a Lei Municipal nº 7.451, proibindo o plantio, comércio e transporte da murta (Murraya paniculata) em Campo Grande. A...

MP investiga crimes ambientais em Bonito, MS

O MPMS abriu pelo menos cinco investigações para apurar crimes ambientais em Bonito, referência nacional no ecoturismo. Entre os casos, estão desmatamento de Áreas...