Após novo embate com Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apareceu nesta sexta-feira (11) em Linhares/ES usando um boné com a frase “O Brasil é dos brasileiros”. O acessório, já usado desde fevereiro, voltou aos holofotes após o anúncio de Trump sobre tarifas de 50% para produtos brasileiros a partir de agosto.
O gesto de Lula foi interpretado como uma resposta simbólica à medida americana, reforçando o discurso de soberania nacional. Nas redes sociais, a frase estampada no boné ganhou força entre apoiadores, enquanto opositores intensificaram críticas à política externa do governo.
Em fevereiro, o então ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, comentou o significado do boné: “Aqui é o Brasil dos brasileiros. Ninguém vai bater continência não”. A frase foi entendida como provocação à postura pró-EUA de adversários políticos.
Com a tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos em alta, o boné virou símbolo político e ganhou destaque nos discursos de Lula em defesa da indústria nacional.