O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) denunciou, nesta quarta-feira (21), o descaso da AENA Brasil, empresa gestora do Aeroporto de Corumbá, na administração de chamadas de emergência para o transporte de pacientes graves. Durante a sessão plenária, o parlamentar relatou que, no mês de abril, mais de quatro acionamentos de UTIs aéreas não foram atendidos, comprometendo o atendimento de saúde em momentos críticos.
Duarte apontou a falta de comunicação, mesmo com os contatos disponíveis 24 horas, e afirmou que esse tipo de negligência representa um risco à vida das pessoas. “Esse é um caso de polícia”, declarou o deputado, destacando a ausência de fiscalização e o que classificou como um “apagão das Agências Reguladoras”. A AENA Brasil, além de administrar os aeroportos de Corumbá, Campo Grande e Ponta Porã, é a maior operadora de campos de aviação do mundo.
Em seu requerimento, Duarte questiona a AENA sobre os procedimentos para responder aos chamados de emergência, o tempo de resposta e a quantidade de funcionários disponíveis durante a noite. Segundo o deputado, médicos e pilotos de UTIs aéreas têm enfrentado dificuldades para realizar os contatos com os fiscais de pátio. O requerimento visa esclarecer essas falhas e garantir que o aeroporto de Corumbá funcione adequadamente para operações de emergência.