domingo, 25/01/2026

Prefeitura promove curso de manejo em equinos durante a 85ª Expogrande

A Prefeitura de Campo Grande realizou nesta segunda-feira (7), no estande, um curso voltado à prática de Manejo em Equinos. A programação faz parte do cronograma de atividades do estande na 85ª Expogrande.

A iniciativa organizada pela Secretaria Especial de Articulação Regional (SEAR) e Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), reuniu aproximadamente 40 estudantes do curso de Medicina Veterinária, da capital e de outros municípios. Eles puderam participar de palestras e atividades práticas sobre casqueamento e ferrageamento de cavalos, odontologia equina e quiropraxia.

Leonardo Nogueira, veterinário e coordenador técnico do curso, ressaltou a importância dessas atividades na vida do animal. “Esses procedimentos são fundamentais para garantir o bem-estar e a saúde dos equinos, especialmente dos cavalos atletas, que demandam cuidados redobrados devido à alta exigência física a que são submetidos”.

Ainda, segundo Leonardo, o casqueamento e ferrageamento, por exemplo, evitam lesões nas articulações e contribuem para uma melhor performance. Já a odontologia equina previne desconfortos que comprometem a alimentação e o rendimento, enquanto a quiropraxia ajuda na correção postural e na recuperação muscular dos animais.

A secretária-adjunta da SEAR, Ana Luiza Lourenço, destacou a importância da iniciativa. “Esse curso tem o objetivo de promover a troca de conhecimento entre profissionais experientes e os futuros veterinários. Queremos fortalecer a base técnica desses estudantes e mostrar a relevância do cuidado preventivo com os animais, principalmente em um ambiente como a Expogrande, onde o manejo de equinos está em evidência”.

Para os alunos, a oportunidade foi enriquecedora. João Pedro Rocha, estudante do 6º semestre, ressaltou que “ter esse contato direto com os cavalos e aplicar na prática o que aprendemos em sala de aula faz toda a diferença”.

Já Livia Alencar, que veio de Camapuã só para o curso, completou. “A aula de odontologia equina me surpreendeu. É uma área que quero aprofundar, e ver de perto os procedimentos foi muito legal”.

No ano passado, a Prefeitura de Campo Grande também promoveu um curso voltado para jovens e adultos interessados em conhecer o cotidiano de um tratador de cavalos. A formação teve foco no reconhecimento das condições físicas dos animais, na importância de horários regulares para alimentação, na limpeza adequada das baias, no modo correto de se aproximar dos cavalos e nas técnicas de manejo seguro dentro do ambiente de confinamento.

Ana Luiza frisa que a continuidade dessas ações reafirma o compromisso da Prefeitura com a capacitação técnica e o incentivo ao desenvolvimento do setor agropecuário do município.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Deputado Beto Pereira cobra punição por fraudes no INSS no Dia do Aposentado

No Dia do Aposentado, celebrado em 24 de janeiro, o deputado federal Beto Pereira (PSDB-MS) destacou a importância de valorizar aqueles que dedicaram suas...

HRD inaugura serviço pediátrico com leitos de UTI exclusivos

O Hospital Regional de Dourados (HRD) iniciou nesta segunda-feira, 19 de janeiro de 2026, o atendimento pediátrico, oferecendo 12 leitos de internação e 10...

CASSILÂNDIA: Capacitação fortaleceu o campo e ampliou oportunidades para produtores rurais.

A Secretaria Municipal do Agronegócio de Cassilândia (SEMAGRO) , em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MS) e o Sindicato Rural de...

Operação do Gaeco mira mansão e jornal no Carandá Bosque, em Campo Grande

Dois imóveis na Vila Nascente, região do Carandá Bosque, área nobre de Campo Grande, são alvos, na manhã desta quarta-feira (21), de uma operação...