terça-feira, 1/07/2025

 TJMS impulsiona combate à violência doméstica com novas varas, parcerias e investimentos

A luta contra a violência doméstica e familiar ganhou novo impulso em Mato Grosso do Sul neste ano. Sob a presidência do desembargador Dorival Renato Pavan, o Tribunal de Justiça implementou uma série de ações estratégicas visando fortalecer a rede de proteção às mulheres, agilizar o atendimento e garantir a efetividade das medidas protetivas. As iniciativas vão desde a reestruturação judiciária até o uso de tecnologia e a formação de parcerias interinstitucionais.

Uma das primeiras medidas de impacto foi a instalação da 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher na capital. A iniciativa dobra a capacidade de análise de medidas protetivas de urgência e outros procedimentos cautelares, reduzindo a sobrecarga das varas existentes, além de proporcionar um atendimento mais célere às vítimas.

Reforçando a colaboração entre os poderes, o TJMS firmou o Termo de Cooperação Técnica nº 03.010/2025 com o Governo do Estado, a Secretaria da Segurança Pública, a Polícia Civil e a Polícia Militar. O acordo visa aprimorar a rede de atendimento, focando na capacitação das forças policiais para atuarem na proteção das vítimas pela Escola Judicial de MS, com ênfase na perspectiva de gênero e raça.

Por consequência, o Tribunal de Justiça, por meio da Portaria nº 3057/2025, estabeleceu o protocolo de atendimento judicial à mulher vítima de violência doméstica ou familiar, estabelecendo um regramento para cumprimento das decisões judiciais que determinem quaisquer das medidas protetivas previstas em lei.

A infraestrutura também recebeu investimentos significativos, com a autorização para a construção do Fórum da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, com área de 1.504 m², projetado para acolher e atender vítimas de forma humanizada.

A informatização dos processos também foi prioridade da atual gestão. O Provimento TJMS nº 688/2025 regulamentou a intimação eletrônica de medidas protetivas via WhatsApp e Sitra. O objetivo é acelerar a comunicação dos atos processuais entre o Judiciário, as vítimas e os agressores.

Avança também a integração do sistema processual do TJMS (SAJ) com o Sistema Integrado de Gestão Operacional (SIGO) da Polícia Civil. A medida permitirá o envio imediato dos pedidos e decisões de medidas protetivas às forças policiais, facilitando o cumprimento rápido e eficiente das ordens judiciais.

O remanejamento de pessoal também foi adotado, permitindo a designação temporária de policiais militares, civis e oficiais de justiça “ad hoc”, garantindo o cumprimento rápido das decisões judiciais.

A Coordenadoria da Mulher do TJMS, coordenada pela Desa. Jaceguara Dantas da Silva, intensificou suas ações de prevenção e conscientização, com destaque para a formação nos protocolos Ipê Lilás, formação da rede para atendimento e para fortalecimento de grupos reflexivos e palestras em unidades prisionais. A Coordenadoria também disponibiliza ferramentas como o ConectaJus Mulher e “Maria Faz a Diferença na Escola”, além da campanha #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio. O Monitor da Violência Contra a Mulher, lançado em janeiro deste ano, disponibiliza dados para subsidiar políticas públicas.

Durante a 29ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, foram realizadas 420 audiências sobre violência de gênero, incluindo sete julgamentos de júri popular. O Tribunal também tem ampliado sua atuação junto a comunidades indígenas, promovendo eventos como o Mulher e Cidadania em aldeias de Amambai e Paranhos.

Ainda nesse intuito, durante reunião realizada no dia 28 de fevereiro, no Salão Pantanal, foram ouvidas as representantes de diversas instituições de apoio às mulheres, com apresentação de problemas e proposta de soluções, várias das quais já implementadas junto ao Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul.

Uma iniciativa inovadora é o Projeto Recomeçar, que oferece cirurgias plásticas reparadoras gratuitas pelo SUS a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, em parceria com o Instituto IDEAH/SBCP. Em março deste ano, quatro mulheres realizaram as primeiras cirurgias pelo Recomeçar.

No Delas Day 2025, maior evento de empreendedorismo de MS, capitaneado pelo Sebrae e Governo do Estado, o TJMS esteve presente com a participação da Desa. Jaceguara Dantas da Silva, da juíza auxiliar da Presidência, Joseliza Alessandra Vanzela Turine, e da diretora da STI, Liriane Aparecida da Silva Nogueira, em painéis sobre liderança e igualdade de gênero. Nesse evento, ocorreu a adesão do Sebrae/MS à campanha #TodosPorElas.

Com essas ações, o Tribunal de Justiça de MS pretende atuar além do momento após a violência doméstica já ter sido praticada. O TJMS está priorizando a prevenção e a conscientização da sociedade por entender que também é necessário agir neste fronte, bem como proporcionar um atendimento mais humanizado às vítimas.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Vereador Ronilço Guerreiro  cobra apoio e estrutura para feirantes da Capital

Conhecido como o "vereador feirante", Ronilço Guerreiro tem reforçado sua atuação em defesa dos trabalhadores das feiras livres de Campo Grande. Presente constantemente nas...

Oficina analisa obras de vestibular na Biblioteca Isaias Paim

Nos dias 4 e 5 de julho, a Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim promove o projeto "Spoiler Literário", em parceria com a Universidade...

Vereador Salineiro quer liberar arma de choque e spray de pimenta para mulheres

O vereador André Salineiro (PL) apresentou projeto de lei para permitir que mulheres maiores de 18 anos residentes em Campo Grande sejam autorizadas a...

Mutirão leva saúde gratuita ao Distrito de Taboco

No dia 5 de julho, o Distrito de Taboco, em Corguinho-MS, receberá um mutirão de saúde com atendimentos gratuitos para toda a comunidade. A...