No Dia Internacional da Mulher, celebrado neste sábado (8), o deputado estadual Zé Teixeira (2º vice-presidente da Assembleia Legislativa) propõe uma reflexão sobre a crescente violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul. Recentemente, o estado foi cenário de casos de brutalidade que repercutiram nacionalmente. O parlamentar lembra que, em 2022, sugeriu a criação do “Programa Recomeçar”, com o objetivo de apoiar mulheres vítimas de violência doméstica em situação de risco e vulnerabilidade social.
Teixeira destaca que, apesar da recente aprovação de medidas protetivas, como a que garante segurança imediata, é necessário avançar ainda mais. “É preciso garantir não apenas proteção, mas também perspectivas de futuro para essas mulheres e seus filhos, através de emprego e renda”, afirma.
O deputado, que tem forte atuação na defesa dos direitos das mulheres, é autor de várias iniciativas legislativas, como a Emenda Constitucional 87, que proíbe a ocupação de cargos públicos por homens condenados por violência doméstica, e a lei que instituiu a campanha Outubro Rosa, voltada à saúde preventiva das mulheres.
