domingo, 9/11/2025

Prefeitura acelera análises para emissão de alvarás de construção e reduz tempo de 75 para 30 dias

Com ações simples, mas efetivas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) conseguiu reduzir em apenas um mês de atividades o tempo de análise dos processos que geram o alvará de construção. Este tempo que estava em cerca de 75 dias, reduziu para o máximo de 30 dias, o que vai garantir mais agilidade para o setor da construção civil.

“Estamos sempre buscando implementar iniciativas que tragam mais celeridade para as ações que fomentem o desenvolvimento econômico, sem deixar de lado, a legalidade e os processos que devemos seguir enquanto ente público”, explica o superintendente de Urbanismo, Miguel de Oliveira Rocha.

Um dos pontos fundamentais para essa conquista foi a colaboração dos auditores fiscais analistas, que contribuíram de forma significativa para agilizar os processos internos e otimizar o tempo de análise dos projetos. Dentre as medidas implementadas, está a redistribuição dos processos entre as equipes, buscando um melhor gerenciamento dos prazos das análises. Hoje, com o trabalho integrado, o setor responsável não possui processos em atraso, garantindo total eficiência e transparência na análise de empreendimentos.

A Prefeitura de Campo Grande já vem trabalhando por melhorias neste setor. Outro exemplo é o Alvará Imediato, um modelo declaratório, que é voltado para as construções unirresidencial, multirresidencial de até cinco unidades e os projetos de construção de edificações destinadas às atividades de comércio (salão comercial) com área de até 500m².

Para melhor efetividade deste recurso, foi realizado no último ano capacitações para guiar os profissionais técnicos na elaboração de requerimentos e projetos para procedimentos administrativos. Somente em dezembro foram mais de 200 vagas ofertadas.

“A desburocratização e a eficiência na gestão pública são fundamentais para fomentar a economia da cidade. Todas essas conquistas reforçam o compromisso da Prefeitura em criar um ambiente favorável para os investimentos”, destaca o secretário da Semades, Ademar Silva Junior.

O setor da construção civil é um dos motores da economia local, gerando empregos e movimentando diversos segmentos. Com processos mais ágeis, espera-se um estímulo ainda maior para novos projetos e empreendimentos em Campo Grande.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

SINPOL/MS realiza reunião com filiados em Aquidauana

Encontro fortalece diálogo e aproxima diretoria dos policiais civis do interior O Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol/MS) realizou, nesta quarta-feira...

Câmara Municipal homenageia Juventude Católica com Medalha São Carlo Acutis

A Câmara Municipal de Campo Grande realizará, na segunda-feira (10), às 19h, Sessão Solene de Outorga da “Medalha Legislativa São Carlo Acutis”, destinada a...

Foragido com extensa ficha criminal é capturado em Três Lagoas

Na manhã de ontem (3), investigadores da SIG de Três Lagoas prenderam um homem condenado pela prática de diversos crimes e foragido da Justiça....

JARDIM: Estudantes participam de concurso cultural do Sicoob

Neste ano, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participaram com desenhos, enquanto estudantes do 5º ano concorreram com redações. Estudantes de Jardim participam de...