sexta-feira, 26/12/2025

Ponte sobre o Rio Dourados transforma a vida dos moradores de Porto Vilma e homenageia ícone da região

Com investimento de R$ 9,4 milhões, o Governo de Mato Grosso do Sul entregou nesta segunda-feira (6) a nova ponte de concreto sobre o Rio Dourados, no distrito de Porto Vilma, divisa entre Dourados e Deodápolis. Com 92 metros de comprimento por 10 metros de largura, a obra substitui a antiga ponte de madeira, que não suportava mais o tráfego intenso e veículos pesados, trazendo benefícios diretos para a logística agrícola e a segurança dos moradores.

“Essa ponte é mais do que concreto e aço. Ela representa a conexão entre passado e futuro, entre histórias como a do senhor Amaro, que dedicou sua vida a esta região, e os sonhos de quem depende dessa infraestrutura para trabalhar, produzir e viver melhor. Essa entrega reforça o compromisso do Governo em levar desenvolvimento para todo Estado”, destacou Barbosinha.

A nova estrutura atende a produtores locais que, antes, enfrentavam desafios para transportar fertilizantes, calcário e safras de soja e milho. A obra também reduz o tráfego pesado na área urbana de Deodápolis, melhorando a qualidade de vida dos moradores e promovendo desenvolvimento econômico.

O prefeito de Deodápolis, Jean da Saúde, enfatizou a relevância da parceria entre governo estadual e municípios. “Essa ponte é resultado de um trabalho conjunto que prioriza as reais necessidades da população. Agradeço ao governo de MS por atender a uma demanda tão essencial para nossa comunidade e região”, agradeceu o prefeito.

A entrega da ponte faz parte de um pacote de R$ 169,7 milhões em investimentos destinados ao município de Deodápolis nesta gestão, abrangendo infraestrutura, saúde e educação.

“Estamos transformando Mato Grosso do Sul com obras que chegam diretamente à vida das pessoas. Essa ponte é uma ponte para o futuro, conectando sonhos e oportunidades”, enfatizou Barbosinha.

Homenagem a um ícone local

Batizada de “Ponte Amaro de Souza Filgueira”, a estrutura homenageia o pescador que dedicou sua vida às margens do Rio Dourados. Amaro, que se mudou para Porto Vilma em 1972, é lembrado como um exemplo de honestidade, trabalho e alegria.

“Meu pai sempre viveu neste rio. Ele representava a força e a simplicidade da nossa comunidade. Essa homenagem é motivo de orgulho para nossa família e para todos que o conheceram”, emocionou-se Maria Lúcia, filha de Amaro, ao falar sobre a nova ponte.

A viúva, Maria Neves de Souza, também expressou sua gratidão. “Amaro era uma pessoa querida por todos, e ver seu nome nessa obra tão importante para a nossa região é uma alegria imensa. Nossa família está muito agradecida”.

A nova ponte de Porto Vilma eleva toda a região a importante passo para o desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida de seus moradores, honrando as memórias de quem ajudou a construir a história local e olhando para um futuro próspero e conectado.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

MS confirma mais de 8 mil casos de dengue em 2025

Mato Grosso do Sul já contabiliza 14.171 casos prováveis de dengue em 2025, sendo 8.430 confirmados até a 50ª semana epidemiológica.Os dados constam em...

Dezembro Laranja chama atenção para cuidados com a pele

Cuidar da pele é um gesto diário de proteção à saúde. Maior órgão do corpo humano, ela funciona como uma barreira essencial contra agentes...

Site da Agepen orienta familiares de custodiados em MS

A Agepen disponibiliza em seu site oficial um espaço exclusivo para familiares e visitantes de custodiados em Mato Grosso do Sul. A iniciativa reúne...

ARTIGO: Fim de 2025 Inspira Reflexão, Perdão e Novos Ciclos para 2026

O espírito do Natal e a chegada de 2026 pedem perdão, esperança e coragem Hoje, o clima natalino trouxe uma sensação de leveza, lembrando que...