quinta-feira, 18/09/2025

Governo de MS entrega Unidade Regional de Perícia em Fátima do Sul

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), entregou nesta terça-feira (17) as instalações da nova Unidade Regional de Perícia e Identificação (URPI) em Fátima do Sul. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e marcou mais um avanço significativo para a segurança pública e a valorização da Polícia Científica do Estado.

Representando o governador Eduardo Riedel, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a importância da revitalização do prédio histórico. É muito bom a gente ver esse prédio totalmente revitalizado e ver a segurança pública do nosso Estado caminhando bem. É importante destacar que a instalação desta unidade em Fátima do Sul é um reconhecimento merecido para a nossa perícia e para toda a região, que agora conta com uma estrutura à altura das suas necessidades. Além disso, a entrega de novas viaturas representa mais um avanço importante”, ressaltou.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, também celebrou a entrega da unidade e enalteceu o apoio da administração municipal. Esta unidade é emblemática. Trata-se de um prédio histórico que já abrigou um colégio e a sede da prefeitura. Quando procuramos a prefeita (Ilda Machado) para apresentar nosso interesse em instalar aqui a unidade de perícia e identificação, destacando que este prédio atenderia perfeitamente às necessidades, fomos prontamente atendidos. A prefeita realizou a cessão do imóvel em regime de comodato, e logo iniciamos as obras de adequação, utilizando mão de obra local, explicou.

O deputado estadual Londres Machado destacou o empenho das autoridades envolvidas. Hoje estamos aqui inaugurando essa obra e fico feliz porque participei também. E eu quero agradecer de coração, eu agradeço a Deus por ter visto a transformação na Secretaria de Segurança, afirmou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Fátima do Sul, Ermeson Cleber Mendes, comemorou a conquista, reforçando os impactos positivos para a região. “Essa é uma conquista social que há muito tempo pleiteávamos. Temos uma das polícias que mais solucionam crimes no Brasil, e Fátima do Sul é reconhecida como uma cidade segura. O Governo do Estado tem realizado obras e ações em todo Mato Grosso do Sul, e os resultados também são visíveis aqui em nosso município, destacou.

O coordenador-geral de Perícias, José de Anchiêta Souza e Silva, ressaltou os avanços proporcionados pela obra, principalmente para as condições de trabalho dos profissionais. Estamos extremamente satisfeitos. Não se trata apenas do prédio em si, mas do conforto proporcionado à população e da melhoria na qualidade das condições de trabalho para nossos servidores, que, sem dúvida, terão mais recursos para desempenhar suas funções com eficiência. Agradeço ao Governo do Estado e, para reforçar, é importante destacar a valorização que o Governo tem demonstrado em ações como esta, afirmou.

Unidade Regional de Perícia vai fortalecer a polícia científica na região

Obra

A nova Unidade Regional de Perícia e Identificação (URPI) é fruto de um termo de cooperação entre o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Fátima do Sul e a Coordenadoria-Geral de Perícias. O projeto reforça o compromisso conjunto de fortalecer a segurança pública e oferecer serviços de maior qualidade à população.

Com investimento de R$ 1,2 milhão, a unidade ocupa uma área de 600 m² e beneficiará mais de 93 mil pessoas em Fátima do Sul e outros seis municípios: Deodápolis, Glória de Dourados, Vicentina, Jateí, Juti e Caarapó.

A nova estrutura inclui uma sala de recepção ampla, espaços específicos para atendimento médico-legal, confecção da Carteira de Identidade Nacional (CIN), uma Sala Lilás destinada ao acolhimento de vítimas de violência, banheiros adaptados, alojamentos e salas administrativas. O efetivo contará com 31 servidores, entre peritos criminais, peritos médico-legistas, peritos papiloscopistas e agentes de polícia científica.

A entrega da URPI representa um avanço significativo para a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, proporcionando melhores condições de trabalho aos profissionais e ampliando os serviços oferecidos à população da região.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

AQUIDAUANA: Prefeitura inicia obras de drenagem e pavimentação na Vila Icaraí.

Nesta semana, a Prefeitura de Aquidauana deu início à construção da rede de drenagem de águas pluviais em diversas ruas da Vila Icaraí. A...

Homem ataca sede do FBI com carro em Pittsburgh

Na madrugada desta quarta-feira (17), por volta das 2h40, Donald Henson, de Penn Hills, Pensilvânia, colidiu um sedã branco contra o portão de entrada...

Caravina participa da 3ª Cavalgada de Brasilândia e destaca a tradição e importância cultural da festa

O deputado estadual Pedro Caravina participou, neste domingo, do almoço de encerramento da 3ª Cavalgada de Brasilândia, um dos eventos mais tradicionais do município,...

Motta nomeia Paulinho da Força relator do PL da anistia

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta quinta-feira (18) a escolha do deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) como relator do...