quinta-feira, 6/11/2025

Curso de primeiros socorros é ministrado para examinadores do Detran-MS

Acostumados a lidar diariamente com alunos no auge da adrenalina no momento da prova prática, os examinadores do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) passaram por curso teórico e simulação de prática de primeiros socorros. 

De acordo com a Gerente de Exames de Habilitação do Detran-MS, Lina Zeinab, são realizadas mensalmente uma média de 10,2 mil provas práticas no Estado, e a ansiedade dos candidatos, aliada às condições climáticas extremas, tem sido motivo de preocupação. 

“Observamos que devido ao nervosismo muitos candidatos acabam desmaiando ou apresentando crise de ansiedade antes ou durante a avaliação. Isso levantou a necessidade dessa capacitação visando prestar um melhor atendimento ao cidadão caso ocorra alguma queda durante um exame de moto, caso o veículo se envolva em algum sinistro de trânsito ou mesmo situações de abalo emocional. Certamente as informações repassadas pelos professores agregaram conhecimentos necessários ao exercício da função”, destaca. 

Os primeiros procedimentos de emergência são fundamentais para manter as funções vitais e evitar o agravamento de uma pessoa que corre perigo de vida, seja ela vítima de um acidente ou que passe mal e fique inconsciente. Basicamente o curso ensina como agir em situações de emergência, como acidentes de trânsito, hemorragias, insolação, AVC, infarto, choques, ferimentos, fraturas, queimaduras, convulsões, entre outros. 

Na avaliação de Julio Cesar Rodrigues de Moura, da Banca Examinadora, o curso agrega muito no trabalho da equipe.

“Caso um colega ou outro venha a passar mal durante o exame ou em deslocamento. E principalmente os alunos em picos de stress devido aos exames, alguns chegam a desmaiar, as vezes a pessoa já é hipertensa. Esse treinamento é de suma importância para prestar os primeiros atendimentos”. 

A capacitação foi ministrada por servidores do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) que são cedidos para o Detran-MS, Alexander Vinícius de Souza Santos e Bárbara Alcântara Gentil Oliveira. 

“Por mais que seja um ambiente controlado, eventualidades ocorrem pois o público é muito variado. Não sabemos os pormenores da vida de cada um que está sendo avaliado, o stress que ele está sendo submetido em casa ou no trabalho. No sentido de mitigar esses agravamentos de situação de stress é que o curso foi ministrado. A gente espera que numa situação de exame de habilitação não vá acontecer situações extremas, no entanto pode acontecer. A intenção do curso é instruir a banca em como proceder diante de situações extremas que podem se agravar durante o exame”, explica Bárbara. 

Iniciativa da Gerência de Exames de Habilitação (Gexa), o curso foi viabilizado pela Gerência de Gestão de Pessoas (Gepes), devido às recorrentes situações que ocorrem durante os exames práticos que exigem a noção de primeiros socorros. Ao todo, participaram da formação com carga horário de 8 horas aula, 23 examinadores da Capital, que percorrem o interior para aplicação de exames práticos.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

 Juíza Sandra Artioli é promovida ao cargo de desembargadora do tribunal de justiça de MS

Há 33 anos na magistratura, a juíza Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli foi promovida, pelo critério de merecimento, ao cargo de desembargadora do...

Lei de Ronilço Guerreiro garante passe livre para estudantes no Enem e vestibulares; cadastro está aberto no site do Consórcio

Os estudantes de Campo Grande que vão prestar o Enem ou vestibulares de universidades públicas já podem garantir o passe livre no transporte coletivo...

Em 12 anos, jovens do Bolsa Família avançam rumo à autonomia e saem do Cadastro Único

Quase metade dos jovens que recebiam Bolsa Família deixou o Cadastro Único entre 2012 e 2024, segundo estudo do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social...

Câmara aprova reconhecimento unânime ao criador da Turma da Mônica

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, na quarta-feira (5), o projeto de lei que reconhece a obra de Maurício de Sousa como patrimônio...