Chefe de campanha de María Corina é presa em Caracas por agentes do regime do presidente Nicolás Maduro na Venezuela. O anúncio da detenção foi feito pela líder oposicionista na rede X.
“Peço aos moradores de Guanare que se dirijam à avenida 17 com a rua 8, onde os responsáveis do regime pretendem prender Maria Oropeza, diretora do Comando ConVzla em Portuguesa”, escreveu Corina. “Ela é Maria Oropeza. Uma jovem extraordinariamente corajosa, inteligente e generosa de Portuguesa. É coordenadora do Comando ConVzla e fez um trabalho extraordinário unindo e organizando os cidadãos do seu estado. O regime acabou de levá-la à força e não sabemos onde ela está. Eles a sequestraram. Peço a todos, dentro e fora da Venezuela, que exijam sua liberdade imediata”, concluiu.
“Funcionários da DGCIM prenderam María Oropeza, chefe do comando de campanha ConVzla em Portuguesa. Entraram à força e sem ordem judicial. Alertamos a comunidade internacional sobre essa situação. O regime é responsável por sua integridade física”, declarou os direitos humanos do partido Vente Venezuela.
“A prisão de María Oropeza soma-se às denúncias de crimes contra a humanidade pelo regime de Maduro, com mais de mil detenções resultantes de perseguições políticas. Essa irracionalidade repressiva deve ser interrompida agora”, cobrou Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA).