quinta-feira, 18/09/2025

Com crédito do CNA Fiagro produtor assistido pelo Senar/MS inicia piscicultura em Brasilândia

Os sonhos de Tadeu da Silva estão se tornando realidade no Assentamento Pedra Bonita, no município de Brasilândia. O produtor, que sempre focou seu trabalho na bovinocultura de leite, queria expandir os negócios, porém faltavam recursos. Com o crédito do CNA Fiagro, adquirido com apoio do Senar/MS, ele já está investindo em novas culturas, principalmente na criação de peixes. Essa é a história do #TransformandoVidas desta sexta-feira (26).

“Eu já tinha o projeto de fazer o tanque de peixes, mas não tinha o dinheiro. A oportunidade veio só depois que conversei com os técnicos do Senar/MS, tomei conhecimento do CNA Fiagro e consegui o crédito. Agora, vou ter a renda quando eu vender os peixes e ainda vou poder utilizar a água para irrigação. Só trouxe melhoria.”, explica Tadeu.

Além da implementação da piscicultura, que já tem centenas de alevinos, e da irrigação do pasto do gado leiteiro, o produtor sonha ainda mais alto com as melhorias que o crédito do financiamento pode proporcionar na propriedade. “Estou estudando para saber onde direciono o dinheiro que resta. Penso em comprar mais bovinos de leite ou investir mais na irrigação, porque até o final do ano pretendo plantar uma lavoura de milho. Sigo analisando para ver onde é melhor fazer esse investimento”, conta.

Vale destacar que a história de Tadeu com o Senar/MS começou bem antes da adesão ao CNA Fiagro. Primeiro veio a Assistência Técnica e Gerencial na bovinocultura de leite. “Em 2017 fiz o curso Negócio Certo Rural, comecei a me envolver mais, passei a ser atendido pelos técnicos e, e de lá pra cá, veio a transformação. No primeiro ano de experiência, passamos da produção de 30 litros leite por dia para 120 litros, sem precisar trocar animal, era o mesmo gado”, relembra.

“Eu via aquelas fazendas grandes nas reportagens de televisão em que as vacas produzem bastante leite e jamais pensava que eu chegaria naquele nível. Hoje tenho animal aqui que produz mais de 30 litros”, complementa o produtor.

E o que fica de tudo isso é a satisfação de que o legado está sendo mantido. A família de Tadeu saiu de Adamantina, interior paulista, quando ele e o irmão ainda eram crianças, com intenção de trabalhar em fazendas de Mato Grosso do Sul. Após muito esforço, o pai realizou o sonho de ter o sítio próprio.

Os anos passaram e o patriarca faleceu, deixando ao filho o sonho concretizado e o desejo de melhoria constante na propriedade.

“É uma responsabilidade que eu jamais esperava receber. Mas eu pretendo dar continuidade e tocar tudo o que meu pai passou anos para construir até onde Deus me der força e saúde para trabalhar”, finaliza Tadeu.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

Créditos: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul – Michael Franco

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Gerson participa do lançamento do Assomasul Gov MS 4.0 e destaca capacitação de gestores para inclusão social

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado estadual Gerson Claro (PP), participou nesta quinta-feira (11) do lançamento do Programa Assomasul Gov MS...

Exportações do agro podem chegar a 18 milhões de toneladas em setembro

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) revisou para cima as projeções de exportação de grãos em setembro. A expectativa é de que...

Avião cai no Pantanal e mata médico pecuarista

Ramiro Pereira, médico ortopedista e pecuarista, morreu após o monomotor que pilotava cair entre as cidades de Coxim e Corumbá, na região do Pantanal,...

Homem é ferido por bala perdida enquanto dormia em Sidrolândia

Um homem de 58 anos foi atingido por uma bala perdida enquanto dormia em sua casa, no bairro São Bento na madrugada da última...