Durante a manhã desta quinta-feira (11), o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, esteve presente junto ao governador Eduardo Riedel, no stand do governo, na Expogrande 2024, para ouvir e atender as demandas de várias cadeias produtivas da agropecuária de Mato Grosso do Sul.
“É muito importante a gente se reunir juntamente com o governador para saber quais as principais ideias e desejos das instituições que representam cada setor do nosso agro. Precisamos estar alinhados para fortalecer a nossa produção e garantir que os direitos dos produtores sejam atendidos”, destacou Bertoni.
A primeira agenda foi realizada com a Associação dos Criadores de Novilho Precoce de Mato Grosso do Sul. Entre os temas, o presidente da instituição, Rafael Gratão, destacou as novas adequações relacionadas ao protocolo Precoce MS.
A Asumas (Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores) também apresentou demandas através do presidente, Milton Bigatão. O Programa Leitão Vida, novas indústrias para o setor e o Programa Asumas Sustentabilidade foram um dos destaques da reunião.
Bertoni, juntamente com Riedel, receberam o presidente da ABPO (Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável), Eduardo Cruzetta. No encontro, foram debatidas ações que podem valorizar a carne em prol do bioma.
O setor da avicultura também dialogou com o Governo do Estado e a Famasul. A presidente da Avimasul (Associação da Avicultura de Mato Grosso do Sul), Kelma Carrenho, trouxe como prioridade as melhorias no Programa Frango Vida, o controle sanitário da gripe aviária e liberação de recursos para reformas de granjas.
Representantes das câmaras setoriais do leite, da apicultura e da psicultura estiveram reunidos na sede do governo do estado na Expogrande 2024.
Também participaram das reuniões o vice-governador, José Carlos Barbosa (Barbosinha); o deputado estadual, Ranato Câmara; o secretário da Semadesc, Jaime Verruck; o diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella, o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan; o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul); Guilherme Bumlai; o diretor-executivo da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Cristiano Moreira de Oliveira; o presidente da ABCS (Associação Brasileira dos Criadores de Suínos), Marcelo Lopes; o diretor do Sindicato Rural de Campo Grande, Wilson Iggi; e o presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Adroaldo Hoffmann.
Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – José Pereira