São os alimentos produzidos sem a utilização de agrotóxicos e que não tenham sofrido alteração genética com uso de elementos ilicitos proibidos pela jurisprudencia islâmica (OGM). Um alimento orgânico Halal beneficia uma cadeia integralmente lícita.
Gera benefícios na conscientização dos agricultores com o equilíbrio sustentável do uso do solo e seus recursos naturais respeitando o meio ambiente. Respeitar a natureza é a maneira mais sabia de louvar a criação e ensinamentos de Deus.
O cultivo, manejo e retirada do produto da terra deve ser da forma mais natural possível. Os frutos e legumes orgânicos Halal, além de mais saborosos beneficiam a saúde, muitas doenças como o câncer tem ligação na alimentação de produtos contaminados com agrotóxicos.
Produtos orgânicos geralmente não são visualmente bonitos como os de cultivos por processos modernos. Em relação a valores nutricionais, não se diferem do não orgânico.
Os alimentos orgânicos são produzidos de forma a minimizar ao máximo a agressão aos recursos naturais. Por não utilizarem produtos tóxicos, o risco de contaminação do solo e dos lençóis freáticos é quase inexistente.
Para reconhecer o alimento orgânico à legislação brasileira determina que todo produto comercializado deve apresentar o selo de garantia orgânica em sua embalagem ou rotulo e ou por cadastro do produtor orgânico familiar.
Os produtos orgânicos podem a principio ser um pouco mais caro, sendo que, seus benefícios são maiores contribuindo para uma vida mais saudável.
Em nossa visão também é aceito a introdução de culturas geneticamente modificadas no processo orgânico sendo que devera estar de acordo com a jurisprudência.
“No Alcorão Sagrado Deus determina que todos muçulmanos pratiquem condutas licitas e que se alimentem de produtos lícitos assim preservando sua qualidade de vida e saúde.”
Surata 2 versículos 168
“Ó humanos! Comei, do que há na terra, sendo lícito e benigno; e não sigais os passos de Satã. Por certo, ele vos é inimigo declarado.”.
Surata 2 versículo 172
“Ó vós que credes! Comei das coisas benignas que vos damos por sustento, e agradecei a Deus, se só a Ele adorais.”.
CRÉDITOS: FAMBRAS