O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (25) do velório do papa Francisco, realizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia, que marca o último adeus ao pontífice argentino, contou com a presença de mais de 150 mil fiéis desde a abertura ao público.
Lula chegou ao Vaticano acompanhado da primeira-dama Janja, da ex-presidente Dilma Rousseff e de ministros como Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Ricardo Lewandowski (Justiça). Também integraram a comitiva os presidentes do STF, Câmara e Senado.
O corpo do papa será sepultado após missa solene no sábado (26), presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re. A cerimônia será o primeiro dos nove dias de luto oficial, conhecidos como Novendiali.
Autoridades de diversos países, líderes religiosos e representantes do clero mundial participam das homenagens. Após a missa, o caixão seguirá em procissão até a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde ocorrerá o sepultamento.
O Vaticano pediu respeito e silêncio, desestimulando fotos e selfies com o caixão. O túmulo será acessível ao público após os ritos finais, que incluem orações em latim e selagem do caixão com símbolos oficiais da Igreja.