A Ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais, afirmou na terça-feira (29) que o presidente Lula só buscará uma conversa com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, quando houver abertura para isso. Segundo Gleisi, Trump “disse que não quer conversar agora”, e ressaltou que negociações entre chefes de Estado exigem preparação, não podendo ser tratadas como um contato informal.
“A negociação entre dois chefes de Estado tem uma preparação dos negociadores, não é um telemarketing”, explicou a ministra. Ela destacou que Lula está disposto a dialogar, mas aguarda que os Estados Unidos ofereçam condições para isso, especialmente sobre a questão do tarifaço que afeta o comércio bilateral.
Gleisi também comentou sobre a amplitude do mercado internacional para o Brasil, ressaltando que o país não possui hegemonia em suas vendas externas. Além disso, ela mencionou contatos com os presidentes do Congresso, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, para discutir possíveis sanções norte-americanas. O encontro está previsto para ocorrer ainda esta semana em Brasília.