quinta-feira, 12/02/2026

SAS promove ação para mulheres surdas no Hospital do Amor nesta terça-feira 

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), por meio da Superintendência de Políticas de Direitos Humanos (SDHU), em parceria com o Centro Municipal de Interpretação de Libras (CMIL), realiza nesta terça-feira (10), no Hospital do Amor, a ação Acessibilidade e Saúde, voltada para mulheres surdas de Campo Grande.

No total serão atendidas 22 mulheres com a oferta de exames preventivos essenciais, como mamografia e papanicolau. Todo o atendimento contará com o suporte da intérprete de Libras, garantindo acessibilidade linguística e promovendo uma experiência acolhedora para mulheres que geralmente encontram dificuldade para realizar os exames preventivos devido à barreira comunicacional.

A ação tem início às 7 horas e representa o fortalecimento das políticas públicas voltadas à população surda e evidencia o compromisso da Prefeitura de Campo Grande com o direito à saúde, à inclusão e ao acesso universal aos serviços.

“Essa ação é mais do que garantir exames, é garantir cidadania. Muitas mulheres surdas deixam de fazer o preventivo por não se sentirem compreendidas no sistema de saúde. Nosso papel, enquanto gestão pública, é romper essas barreiras e assegurar que ninguém fique para trás e o Hospital do Amor é um parceiro fundamental nesse processo”, afirmou a superintendente de Políticas de Direitos Humanos, Priscilla Justi.

A ação é uma das iniciativas que integram o trabalho permanente da SDHU com a inclusão e o acesso humanizado aos serviços essenciais voltados às pessoas em vulnerabilidade social e com deficiência.

Para a secretária de Assistência Social, Camilla Nascimento, a oportunidade resgata a autoestima das mulheres, que em muitos casos estão fazendo esses exames pela primeira vez na vida. “O acesso aos exames preventivos é direito de todas as mulheres. Sem o auxílio da tradução simultânea, informações importantes dos médicos poderiam passar despercebidas, por isso a importância dessas parcerias para promover um atendimento inclusivo”, pontuou a secretária. 

O Hospital do Amor está localizado na Avenida Vereador Thirson de Almeida, 3103, Bairro Aero Rancho.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Jiboia de 2 metros é resgatada em área urbana de Ladário

Reptil foi encontrado em árvore na Rua Pedro de Medeiros e foi devolvido à natureza pelos militares Uma jiboia de aproximadamente dois metros foi resgatada...

Campo Grande inicia festejos carnavalescos com Mostra de Fantasias de Luxo

Abram alas! As festividades carnavalescas da Capital começam nesta sexta-feira (6) com a Mostra de Fantasias de Luxo, a partir das 19h, no Armazém...

No Conselho de Ética, Pollon defende nulidade do processo e expõe perseguição contra oposição

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) se defendeu durante depoimento no julgamento no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Pollon reiterou que o...

Acidente grave tira a vida de casal em Aquidauana

Homem morre no local e mulher não resiste aos ferimentos após colisão Na madrugada desta segunda-feira (9), um grave acidente na Rua Antônio Campelo, no...