Chuva forte retorna ao Rio Grande do Sul neste fim de semana. Além do estado gaúcho, áreas de Santa Catarina serão atingidas. Até o dia (19), os volumes podem passar dos 150 milímetros.
Entre os dias 14 e 17 de junho, uma frente fria ficará semi-estacionária no Rio Grande do Sul. Isso devido o ar quente do centro do Brasil que entrará em contato com o ar frio de sul, provocando chuva forte sobre a maior parte do estado gaúcho e áreas de Santa Catarina, especialmente no sul catarinense.
Segundo a previsão do INMET os acumulados de chuva, entre o fim da sexta-feira (14) até a quarta-feira (19), variam entre 80 milímetros (mm) e 150 mm no estado gaúcho, podendo superar os 200 mm em determinadas áreas do centro-norte do Rio Grande do Sul e de 100 mm a 200 mm no sul de Santa Catarina.
A instabilidade deve persistir ao longo da próxima semana o que pode aumentar os volumes totais de chuva. Essa condição poderá ocasionar novos transtornos em relações a cheia dos rios que devem se manter monitorados.