Sim, o uso de vapes, ou cigarros eletrônicos, tem aumentado entre a população jovem em vários países. Esse crescimento pode ser atribuído a diversos fatores, como a percepção de que os vapes são menos prejudiciais do que os cigarros tradicionais, o marketing direcionado e a variedade de sabores atraentes.
Contudo há uma preocupação crescente sobre os riscos para a saúde associados ao uso de vapes, especialmente entre os jovens.
Os estudos mostram que a exposição a nicotina e outros químicos presentes nos vapes pode ter efeitos adversos no desenvolvimento cerebral e aumentar a probabilidade de dependência do alcaloide. É importante que haja uma abordagem equilibrada para a regulamentação e educação sobre os riscos do uso de vapes.
Paulo Henrique (22) por fumar narquilé e vapes está internado no no Hospital Regional de Campo Grande há pouco mais de um mês tratando de um sério problema de saúde. Ele perdeu parte do pulmão e está internado em estado delicado devido ao uso de cigarro eletrônico e narguilé.
A situação é grave que um pulmão necrosou e precisou ser removido em cirurgia. Mesmo após o procedimento, ele luta pela vida, sem previsão de alta.
A tia relatou que estava em Miranda visitando a avó quando o sobrinho começou a sentir os primeiros sintomas, que começaram como uma tosse intensa chegando a tossir sangue. Levando as presas ao unidade médica, ficando internado.
De lá, ele foi transferido com urgência para a Capital, onde foi diagnosticado com pneumonia e derrame pleural. Após duas semanas de tratamento com medicação, sem melhora, os médicos decidiram que a cirurgia era necessária. “Ele utilizava os dispositivos para fumar há cerca de 4 meses”, disse a tia.
Paulo Henrique continua internado, com um dreno inserido para remover o líquido acumulado no pulmão. Contudo, a situação é delicada, como relatou Suzi Ortiz, tia de Paulo.
“O dreno ainda está retirando muito líquido, o que não é um bom sinal. Se isso não melhorar, os médicos terão que realizar outra cirurgia, ainda mais invasiva. O estado dele é bem delicado, pois o pulmão está muito comprometido”, explicou.