O prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro (PSDB) virou alvo de pedido de indeferimento de candidatura para reeleição em Ivinhema. Por ter uma condenação transitada em julgado no STJ.
Ação aberta pelo empresário Adriano Nunes da Silva no último dia 6 de agosto. A condenação criminal apontada no processo trata-se de um episódio ocorrido em 2015. Na época Juliano Ferro era vereador e teria feito disparo de arma de fogo para abrir uma garrafa de cerveja durante uma festa entre amigos em uma chácara.
O atual executivo da prefeitura entrou com diversos recursos, mas foi condenado pelo STJ. A sentença transitou em julgado em 9 de maio deste ano. O processo tramita agora no STF.
Pela posse de arma de fogo, o vereador foi condenado a um ano e dois meses de detenção e pelo disparo a mais dois anos e quatro meses. Somadas, as penas chegaram a 3 anos e seis meses. Ambas em regime semiaberto.
A ação que pede a inelegibilidade do atual prefeito usa desta condenação para pedir a impugnação da candidatura, mesmo que o processo não tenha sido encerrado.