terça-feira, 3/02/2026

PrefCG mobiliza frentes de trabalho durante chuva intensa na capital

As chuvas continuam em Campo Grande e mobilizam uma força-tarefa do município, com equipes atuando de forma integrada para reduzir riscos e proteger a população. O Instituto Nacional de Meteorologia mantém para esta terça-feira, dia 3, o Alerta Laranja para risco de tempestade, válido até quarta-feira, dia 4, às 22h59.

A Defesa Civil Municipal coordena as ações e segue em monitoramento permanente. Nesta terça-feira, três equipes estão mobilizadas, atuando no atendimento às ocorrências e no acompanhamento de pontos críticos já conhecidos da Capital.

Até o momento, a força-tarefa do município contabiliza 45 atendimentos relacionados às chuvas, somando as ações da Defesa Civil Municipal, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran). A Guarda Civil Metropolitana também é acionada quando necessário.

Balanço dos atendimentos

Conforme a Defesa Civil Municipal registrou quatro ocorrências, sendo duas confirmadas:
• Uma na Rua Catigua, entre os bairros Jardim Colibri e Jardim Canguru;
• Outra na Avenida Ministro João Arinos, no bairro Maria Aparecida Pedrossian e Jardim Noroeste.
• Outras duas ocorrências seguem em verificação, entre elas na Avenida Heráclito de Início com Figueiredo.

Quanto à Sisep realizou nove atendimentos, todos relacionados à queda de árvores e desobstrução de vias, garantindo a liberação rápida das ruas e a segurança da população. Com registros nos bairros Centro-Oeste, Cruzeiro, Vila Carlota, Tiradentes, Silvia Regina, Jardim Leblon e Centro.

Já a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) informou que cinco equipes de fiscalização foram deslocadas para diferentes regiões da cidade, especialmente nos pontos afetados pela queda de árvore, atuando na sinalização viária, garantindo a segurança e prevenindo colisões. Ao todo, 25 atendimentos foram realizados nesta manhã.

Outras oito equipes de sinalização semafórica também estão em campo para restabelecer o funcionamento dos semáforos o mais breve possível. Pelo menos, sete atendimentos foram realizado nesta terça-feira (3).

Orientações à população

A Defesa Civil Municipal orienta que, em situações de risco como alagamentos, enxurradas ou quedas de árvores, a população deve ligar diretamente para o telefone 199. O acionamento pelo canal oficial garante uma resposta mais rápida, organizada e eficiente.

Segundo o coordenador municipal de Proteção e a Defesa Civil de Campo Grande, Eneas Netto, o trabalho é contínuo e preventivo. “Quando emitimos um alerta, ele existe para preservar vidas. Sempre que possível, o ideal é evitar sair de casa durante chuvas intensas e respeitar as orientações dos órgãos oficiais”.

Entre as principais recomendações estão:

• Evite sair de casa durante chuvas fortes;
• Não enfrente áreas alagadas ou enxurradas;
• Utilize rotas alternativas;
• Não estacione veículos debaixo de árvores;
• Acompanhe os alertas oficiais da Defesa Civil Municipal.

As atualizações podem ser acompanhadas pelo Instagram da Defesa Civil de Campo Grande, @defesacivilpmcg.

A Agetran orienta também que os condutores redobrem a atenção ao trafegar por locais onde a sinalização possa estar temporariamente inoperante.

O município segue em contato com os institutos meteorológicos e com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que aponta risco hidrológico moderado para Campo Grande.

Em caso de emergência, ligue 199 – Defesa Civil de Campo Grande.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Jovens envolvidos na morte do cão Orelha chegam ao Brasil

Dois dos quatro adolescentes investigados pelo espancamento do cachorro comunitário Orelha retornaram ao Brasil na noite de quinta-feira (30), após viagem à Disney, e...

INSS interrompe atendimentos esta semana para atualização de sistemas

As agências do INSS não estão realizando atendimentos presenciais desde quarta-feira (28) e a suspensão seguirá até sexta-feira, 30, devido a uma atualização nos...

Adolescente é morto a tiros no Jardim Centro Oeste

João Vitor Santos Silva, de 17 anos, foi morto a tiros na manhã desta quinta-feira (29), no bairro Jardim Centro Oeste, em Campo Grande,...

Anvisa começa processo de aprovação de remédio que recupera movimentos de quem sofreu lesão na medula

A Anvisa aprovou o início dos testes de um medicamento cem por cento brasileiro que tem sido administrado com sucesso por pessoas que perderam...