Depois de visitar unidades de saúde e constatar a realidade enfrentada por pacientes e profissionais, o deputado estadual Coronel David (PL) anunciou nesta segunda-feira (9), durante reunião com o secretário municipal de Saúde (SESAU), Marcelo Vilela, a destinação de recursos para equipar as unidades de saúde da capital. O deputado investirá mais de meio milhão de reais em emendas parlamentares, de sua autoria, para a educação, a assistência social e, prioritariamente, para reforçar a estrutura de atendimento da rede pública de saúde de Campo Grande.
A iniciativa nasce de um diagnóstico feito ao acompanhar a rotina das unidades. Ao percorrer a UPA do bairro Universitário e o CEM II (Centro Especializado Municipal), o parlamentar se deparou com uma cena comum a milhares de campo-grandenses: salas de espera cheias, calor intenso e equipamentos ultrapassados dificultando a rotina de atendimento.
“Imagine você chegando a uma unidade de saúde já fragilizado, preocupado, e a primeira coisa que sente é o calor. Poucos aparelhos de ar-condicionado funcionando, gente esperando, crianças, idosos… o calor aumenta o desconforto, e a demora no atendimento aumenta a angústia”, relatou Coronel David.
Soluções Práticas
Diante desse cenário, Coronel David levou as demandas diretamente à SESAU (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande), ao secretário Marcelo Vilela e ao coordenador de Urgências da pasta, Yama Higa. O objetivo, segundo o deputado, não foi apenas apontar problemas, mas construir soluções práticas.
Na saúde, os recursos devem ser direcionados principalmente para a compra de equipamentos, como aparelhos de ar-condicionado para melhorar o ambiente de espera, além da modernização de computadores e outros itens essenciais para o funcionamento das unidades.
“Quem procura atendimento não quer luxo. Quer dignidade, respeito e rapidez. Saúde precisa ser prioridade, não pode ser sinônimo de sofrimento”, afirmou.
Coronel David avalia que os investimentos (por emenda parlamentar) contribuam para um atendimento mais ágil e humanizado, reduzindo o desgaste diário enfrentado por quem depende da rede pública. O deputado ainda assumiu um compromisso com o secretário Marcelo Vilela de encaminhar, em 2027, mais uma emenda parlamentar no valor de meio milhão de reais para a saúde de Campo Grande, priorizando as unidades de saúde. Nosso compromisso é ouvir, agir e entregar resultado, para que o atendimento chegue melhor a cada cidadão de Campo Grande”, concluiu.
