MS intensificou vacinação e mantém vigilância ativa contra o sarampo

Estratégias coordenadas pela SES reforçaram a prevenção, ampliaram a cobertura vacinal e mantiveram o Estado protegido ao longo do ano

Ao longo de 2025, Mato Grosso do Sul reforçou as ações de prevenção e vigilância contra o sarampo, com foco na ampliação da cobertura vacinal, no monitoramento permanente das doenças exantemáticas e no fortalecimento da resposta dos serviços de saúde em todo o Estado. As iniciativas foram coordenadas pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) e executadas em articulação com os municípios.

Durante o ano, a SES manteve o abastecimento regular das vacinas que protegem contra o sarampo, assegurando a continuidade da imunização na rede pública. Durante o segundo semestre, O Estado seguiu as diretrizes do Ministério da Saúde e reforçou as estratégias de proteção da população, com a implementação da “dose zero”, que garante uma proteção adicional para as crianças de 6 a 11 meses.

O trabalho contínuo de mobilização e busca ativa contribuiu para que Mato Grosso do Sul alcançasse, até outubro, cobertura de 97,16% na primeira dose da vacina Tríplice Viral e 83,65% na segunda dose. Os dados refletem o esforço conjunto de Estado e municípios para ampliar o acesso à vacinação e reduzir riscos de reintrodução da doença.

Além da vacinação de rotina, a SES promoveu ações de intensificação ao longo do ano, com destaque para a campanha estadual “MS Vacina Mais: Sarampo”, que mobilizou os 79 municípios sul-mato-grossenses. A estratégia ampliou a vacinação para diferentes faixas etárias e fortaleceu o acesso da população por meio de ações como busca ativa de não vacinados e varreduras nos territórios, garantindo maior alcance da imunização.

De acordo com o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, o foco em 2025 foi antecipar riscos e fortalecer a vigilância. “O sarampo é uma doença altamente transmissível, e por isso exige atenção permanente. O Estado atuou de forma preventiva, fortalecendo a vacinação e a capacidade de resposta dos serviços de saúde para manter a população protegida”, destacou.

A gerente de Doenças Agudas e Exantemáticas da SES, Jakeline Miranda, ressalta que o trabalho contínuo de vigilância garantiu a manutenção do cenário epidemiológico favorável no Estado. “Em 2025, Mato Grosso do Sul não registrou nenhum caso confirmado de sarampo. Ao todo, foram 108 casos notificados, sendo 105 descartados e três ainda em investigação. Esses números refletem a eficiência da vigilância ativa e da resposta rápida das equipes de saúde diante de qualquer suspeita”, afirmou.

Paralelamente, a SES investiu na qualificação das equipes de saúde, com capacitações presenciais e virtuais, alinhamento de protocolos e apoio técnico aos municípios. As ações fortaleceram o monitoramento de casos suspeitos e a resposta rápida diante de qualquer sinal de circulação do vírus.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

UEMS abre inscrições para novo curso superior de Licenciatura em Computação

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) está com processo seletivo aberto para o seu mais novo curso de graduação: Licenciatura em Computação....

Raphinha se pronuncia após lesão e promete retorno rápido à Seleção

Regulamento da Fifa impede convocação de novos atletas após início da competição Raphinha se pronunciou pela primeira vez após sofrer uma lesão muscular na coxa...

Arraial de Santo Antônio movimenta R$ 1 milhão

A 24ª edição do Arraial de Santo Antônio reafirmou sua importância para a cultura, o lazer e a economia de Campo Grande. Levantamento realizado...

Suspeito de furto morre após imobilização em condomínio na Mata do Jacinto

Corpo foi encaminhado ao IMOL para identificação e exame de causa da morte Um homem ainda não identificado morreu na manhã desta sexta-feira (19) em...