domingo, 28/12/2025

Geraldo convida ministra Nísia, da Saúde, para lançar SAMU Indígena em Dourados

Durante audiência realizada nesta quarta-feira (28) no Ministério da Saúde, o deputado federal Geraldo Resende formalizou convite à ministra Nísia Trindade para que ela participe do lançamento do primeiro SAMU Indígena do país, em Dourados, em data ainda a ser marcada. O parlamentar vem trabalhando desde 2022 no projeto, desde quando era secretário estadual de Saúde, e acredita que a proposta será encampada pelo governo federal.

Em ofício entregue à ministra, o parlamentar afirma lembra que em dezembro do ano passado, a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou requerimento de indicação com este tema, direcionado à ministra.

 “Se contarmos com o entusiasmo de V.Exa., estaremos muito próximos de implantar a primeira base do SAMU de todo o Brasil em Dourados-MS. É mais do que justo que o município seja pioneiro, uma vez que aproximadamente 19 mil indígenas vivem em uma área de 3,5 mil hectares na reserva local e enfrentam dificuldades na locomoção para unidades de saúde na área urbana”, pontua o parlamentar.

Na avaliação de Geraldo Resende, o SAMU Indígena será uma experiência inovadora e de sucesso. “Eu tenho a convicção de que esse projeto, pensado quando ainda estava na Secretaria Estadual de Saúde, terá um potencial enorme para ser expandido a outros municípios brasileiros”, complementa.

Doenças raras

No Dia Mundial de Doenças Raras, Geraldo Resende também participou, na condição de membro titular da Comissão de Saúde e da Frente Parlamentar em Defesa das Doenças Raras de audiência com a ministra Nísia Trindade, ocasião em que foi entregue o relatório anual dos trabalhos legislativos realizados ao longo de 2023. No ano passado, o colegiado se debruçou, especialmente, em políticas públicas e avanços na legislação sobre o tema relacionado as doenças raras.

Na avaliação do parlamentar, o Governo Federal tem a oportunidade de atualizar a legislação sobre o assunto com o apoio do Congresso Nacional.

“Nós, deputados federais, estamos ao lado do Ministério da Saúde e das entidades para debater mais profundamente sobre atualização de uma política nacional voltada para as doenças raras. Criaremos um canal mais direto com o gabinete da ministra e mobilizaremos o parlamento brasileiro para que essa agenda seja pautada na Câmara dos Deputados e no Senado”, disse Geraldo.

Durante a audiência, o parlamentar aproveitou para convidar a ministra para uma agenda em Dourados, para o lançamento das obras de construção do Centro de Pesquisa Clínica, que será edificado em Campo Grande, previsto para o mês de março.

 “Enquanto secretário de estado de saúde, conseguimos levantar recursos para essa obra. E agora, estamos na etapa final da etapa de licitação. Junto com o governo estadual e a FioCruz financiaremos essa obra importante para reforçar a saúde em Mato Grosso do Sul”, disse Geraldo Resende.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Governo federal apura agressão e pode expulsar servidor público no DF

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a abertura de processo administrativo para expulsar do serviço público federal um servidor acusado de agredir...

Criatividade e mobilização fortalecem vacinação contra a dengue em MS

Ônibus escolar parando em frente às unidades de saúde, sorteios de prêmios e influenciadores digitais convocando adolescentes: em Mato Grosso do Sul, a vacinação...

PIB de MS cresce em todas as regiões e supera média nacional

O Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios de Mato Grosso do Sul registrou crescimento em todas as regiões entre 2022 e 2023, com destaque...

Festa de Natal termina em agressão familiar no Aero Rancho

Uma briga familiar marcou a noite de Natal no bairro Aero Rancho, em Campo Grande, e terminou na delegacia. Segundo o boletim de ocorrência,...