Durante sessão no STF nesta terça-feira (6) o ministro Luiz Fux afirmou manter “lealdade” e “amizade” com o colega Alexandre de Moraes, apesar das recentes divergências entre ambos nas ações penais relacionadas ao 8 de Janeiro e ao plano de golpe.
A declaração foi feita durante o julgamento sobre o recebimento da denúncia contra o chamado “núcleo de gerência” da tentativa de golpe de Estado. Fux e Moraes vêm discordando sobre a competência do STF para julgar o caso e sobre a dosimetria das penas aplicadas aos envolvidos.
Fux minimizou o impacto da divergência: “O que há aqui não é discórdia, o que há aqui é dissenso”. Segundo ele, o respeito mútuo permanece intacto. Moraes respondeu com bom humor, dizendo que tentam criar intrigas e transformar o Supremo na “Revista Caras”.
Em tom leve, brincou sobre sua cirurgia no ombro, negando que Fux tenha tido qualquer envolvimento: “Que fique claro: o ministro Fux é inocente em relação a isso”. Ambos reafirmaram a importância do debate plural no tribunal.