quinta-feira, 29/01/2026

Fundesporte publica edital do processo seletivo para os programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2026

A Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) publicou no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (28) o edital do processo seletivo dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico. Os auxílios financeiros variam de R$ 523 a R$ 7,3 mil, conforme categorias. Ao todo, são 15 categorias de bolsas destinadas a atletas, paratletas e treinadores.

As inscrições para atletas têm início previsto para o dia 9 de fevereiro, já as inscrições dos técnicos iniciam no dia 12 de março. Os programas contemplam 13 categorias de benefício para atletas e duas para técnicos, todas com vigência de 12 meses, com o objetivo de garantir condições de preparação e participação em competições de alto nível.

Entre as categorias atendidas estão: estudantil, universitário, atleta e paratleta nacional, pódio, internacional, máster, pré-olímpico, olímpico, paralímpico e surdolímpico.

As inscrições dos atletas terão início no dia 9 de fevereiro e deverão ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do programa (www.bolsa.fundesporte.ms.gov.br), com encerramento em 11 de março. Já os treinadores poderão se candidatar no período de 12 a 23 de março, no mesmo site. O processo seletivo também prevê uma etapa de entrevistas com os participantes inscritos.

A avaliação dos candidatos será baseada nos resultados alcançados em competições disputadas em 2025, com pontuação atribuída conforme o nível e a relevância dos campeonatos.

“Fiquem ligados, não percam essa oportunidade que ajuda tanto os atletas a continuarem treinando em alto nível, sabemos que o Mato Grosso do Sul, é o primeiro estado a criar o Bolsa Técnico no Brasil, e queremos que todos participem. Prepare a sua documentação, acesse todas as informações, não deixe para última hora, queremos que todos tenham acesso”, ressaltou o titular da Setesc, Marcelo Ferreira Miranda.

Leandro Fonseca, diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, setor que administra os programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, salienta que a meta é ampliar o número de inscrições no processo seletivo:

“São as mesmas categorias do ano passado, não houve nenhuma alteração na legislação, no dia 9 de fevereiro abrimos as inscrições e a expectativa é ampliar o número de inscritos, fizemos algumas alterações no sistema para facilitar a inscrição, baseado em algumas dificuldades que alguns atletas tiveram no ano passado, organizamos com a SETIDG (Secretaria-Executiva de Transformação Digital) para que eles pudessem fazer algumas adaptações no sistema facilitando a inscrição. A expectativa é de ampliar o número de inscritos no processo e de que a gente possa continuar atendendo com as bolsas os melhores atletas do estado”, salientou Leandro.

Acesse o edital do processo seletivo dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2026 (clique para acessar).

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Luto no rádio de Campo Grande: morre Osvaldo Batista

O comunicador Osvaldo Batista, nascido em 06 de janeiro de 1951, faleceu em 25 de janeiro de 2026, deixando uma grande lacuna no rádio...

Brasil já supera exportações de milho de janeiro de 2025

O terceiro reporte de exportações divulgado em 2026 pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostra que o Brasil já embarcou 3.744.602,3 toneladas de milho...

ANTÔNIO JOÃO: Shows nacionais gratuitos, bailes e a tradição do Laço Comprido movimenta o município em janeiro

Antônio João será palco de um dos maiores eventos tradicionais de Mato Grosso do Sul entre os dias 22, 23, 24 e 25 de janeiro,...

PrefCG celebra primeira certificação no Polo Moreninhas

A Fundação Social do Trabalho (Funsat) celebrou a primeira certificação no Polo Funsat Moreninhas com um marco positivo: nenhuma desistência entre os alunos matriculados....