quinta-feira, 23/10/2025

Fazendeiro é autuado por derrubar árvores em reserva legal em Maracaju

Fazendeiro é autuado por derrubar árvores em reserva legal

Um fazendeiro de 48 anos foi multado em R$ 5 mil por explorar madeira de forma ilegal dentro de uma Reserva Legal em Maracaju. A autuação foi realizada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) de Dourados, durante a Operação Biomas, na quarta-feira (22).

Os policiais identificaram o corte de árvores nativas vivas e de grande porte, sem qualquer autorização ambiental. O proprietário apresentou documentos, mas eles se referiam apenas a árvores mortas, não permitindo o abate de vegetação viva.

Durante a vistoria, foram constatados o uso de motosserras e máquinas pesadas em diferentes pontos da reserva, atingindo espécies nobres como aroeira, angico e ipê.

Ao todo, a PMA apreendeu 56,92 metros cúbicos de madeira e emitiu um Termo de Paralisação imediata das atividades irregulares. A multa foi aplicada com base no artigo 51 do Decreto Federal 6.514/08, que pune desmatamento em áreas protegidas.

Na bacia do rio Paraná, já foram registradas 75 autuações por crimes contra a flora, totalizando R$ 2 milhões em multas. A PMA alerta que o desmatamento causa erosão do solo, assoreamento de rios e desequilíbrio ambiental.

Impactos ambientais do desmatamento ilegal

O corte de árvores em reservas legais compromete a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas. Medidas de fiscalização e conscientização são essenciais para proteger a fauna e a flora locais.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Paralisação de ônibus em Campo Grande causa transtornos

O transporte coletivo em Campo Grande começou a ser retomado gradualmente na manhã desta quarta-feira (22), após uma paralisação de motoristas do Consórcio Guaicurus....

Funesp e ADGIMS realizam a 1ª Copa de Ginástica Rítmica

A Fundação Municipal de Esportes (Funesp) em parceria com a Associação Desportiva de Ginástica de Mato Grosso do Sul (ADGIMS) realizam, neste domingo (26),...

As Dez Mais

Terça, 21 de outubro de 2025. NO DIA DE HOJE EM 1879 THOMAS ÉDSON INVENTOU A LÂMPADA INCANDESCENTE Faltam 65 dias para o Natal. MANCHETES DO CORREIO...

Deputado Roberto Hashioka solicita melhorias para o município de Inocência

Durante sessão ordinária desta terça-feira, 21, da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou duas indicações em que solicita melhorias para...