domingo, 9/11/2025

Experiência interativa e benefícios exclusivos marcam 2° ano do ‘Camarote da Rodada’ na Esplanada

Durante cinco noites de folia na Esplanada Ferroviária, o Camarote da Rodada recebeu mais de 2,3 mil visitantes. Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa educativa do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) conscientizou sobre os perigos da combinação entre álcool e direção, oferecendo um tratamento vip aos motoristas da rodada.

Bafômetro para acessar o camarote

Para ter acesso ao espaço exclusivo, os participantes precisavam realizar o teste do bafômetro. A experiência começava com o uso dos óculos simuladores de embriaguez, que criam a sensação de estar sob efeito do álcool. Com eles, os foliões atravessavam um circuito de obstáculos, geralmente derrubando os objetos no caminho. A atividade ilustrava, na prática, como o álcool compromete os reflexos e o raciocínio.

Dentro do Camarote da Rodada, os participantes desfrutaram de uma vista privilegiada da festa, além de um ambiente confortável e repleto de atrações: buffet de doces e salgados, coquetéis sem álcool, equipe de massagem, plataforma giratória de fotos e puffs para descanso.

Casal consciente

Entre os visitantes, Ana Clara Machado do Nascimento, de 21 anos, acompanhada da namorada, elogiou a iniciativa e deixou um recado para quem ainda insiste em dirigir após beber.

“Tenha prazer em beber, mas tenha consciência de que isso pode afetar a sua  vida e a de outras pessoas. Prestar atenção assim no ambiente, sempre pensar numa carona amiga que não bebe, ou mesmo voltar de UBER”, aconselhou a jovem que é participante assídua do Carnaval na Esplanada. 

Cristiane da Silva Martins, de 41 anos, que trabalha no comércio local, também aprovou a experiência. “Maravilhoso esse Camarote. Como trabalho aqui, já vi pessoas beberem até cair. Mas só de passar ali, – Óculos Simulador de Embriaguez – com duas latinhas, a gente já vê o estrago, imagina mais?”, refletiu. 

Tânia Regina Comerlato, Conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, destacou a relevância da ação para um Carnaval mais seguro. “Penso que o Camarote, esse trabalho que vocês fazem, vem de encontro com o nosso trabalho, do cuidado com a criança e também de você brincar o carnaval com responsabilidade, os pais também. O cuidado que eles devem ter com seus filhos, a questão deles se tiver acompanhando seus filhos de eles não beberem, pois também correm o risco de perderem seus filhos, então a gente também faz essa recomendação de segurança”. 

Andrea Moringo e equipe

A Diretora de Educação para o Trânsito, Andrea Moringo, celebrou o sucesso do segundo ano da iniciativa e agradeceu aos parceiros que contribuíram para sua realização. “Tivemos o apoio essencial de diversas instituições, como Sest Senat, Caiobá Honda, Sicredi, Polícia Militar, Imagetech, Fundação de Cultura, Secretaria de Cultura e todos os órgãos do GGIT. Além disso, os servidores do Detran se dedicaram para atender quase mil foliões em nosso espaço”.

Em 2025, o camarote cresceu em estrutura e atrações. “Ampliamos o espaço, tornando-o mais acessível e confortável. Os foliões puderam levar para casa vídeos personalizados da plataforma de fotos e relaxar com sessões de massagem. Foi um grande sucesso”, destacou Moringo.

Dos mais de 2,3 mil visitantes, 791 acessaram o camarote como motoristas da rodada. Para cada participante ativo, pelo menos três observavam de fora, reforçando o impacto da iniciativa na conscientização sobre a importância da direção segura.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Lucas Lucco anuncia pré-venda de seu livro com brinde autografado

“Emoccionado”, primeiro livro de poesias do artista, será lançado em dezembro pela editora Planeta de Livros Brasil

ALEMS suspende sessões em respeito ao luto de servidora

As atividades da ALEMS foram suspensas nesta quarta-feira (5) em solidariedade ao falecimento do filho de uma servidora da Casa. O presidente Gerson Claro...

Senar/MS apoia produtora que fez do amor pelos peixes o seu negócio

Foi no Pesqueiro Santa Fé que Valdenice da Silva nasceu, criou os filhos e agora acompanha o crescimento dos netos. Quando os pais chegaram...

Norma consolida regras e reforça o autocontrole no setor agropecuário

O Governo Federal publicou o Decreto nº 12.709, que estabelece o novo regulamento para a fiscalização de produtos de origem vegetal no Brasil. A...