quarta-feira, 15/01/2025

Mais de 70% das lavouras de soja apresentam boas condições de desenvolvimento, atesta Projeto Siga/MS

Relatório sobre as condições de desenvolvimento das lavouras da soja feito por técnicos do Projeto Siga/MS na segunda semana de janeiro mantém a expectativa de produção aproximada em 14 milhões de toneladas para a safra 2024/2025, com produtividade média de 51,7 sacas por hectare. Em média, as lavouras de soja em Mato Grosso do Sul estão em condições boas (70,9%) de desenvolvimento, enquanto 17,7% foram consideradas regulares e 11,4% ruins.

A Região Norte está em melhor condição, com 93,5% das lavouras em situação boa e 6,5% regular. Já as lavouras da região Sul apresentam as piores condições de desenvolvimento, com 39,5% consideradas boas, 34,6% regulares e 25,6% ruins. No total, foram cultivadas 4.501 milhões de hectares com soja na safra atual.

A escassez de chuvas impactou a Agricultura especialmente a região Sul do Estado, com cerca de 24 municípios considerados abaixo da produtividade média estadual estimada. Em 30 dias de seca moderada, ocorreram poucas chuvas variando entre 1,4 milímetro e 66,6 milímetros, e 10 dias de seca severa sem precipitações na região.

Entretanto, nos últimos dias foram registradas chuvas importantes em todo Estado. Observou-se um acumulado de chuva em 72 horas de 54,6 milímetros em Fátima do Sul, 76,6 milímetros em Cassilândia e 40 milímetros em Rio Verde de Mato Grosso. De qualquer forma, a estiagem entre setembro e meados de outubro afetou consideravelmente as lavouras da região Sul, que estavam na fase de desenvolvimento das plantas. Em dezembro, essas lavouras iniciaram o período de enchimento de grãos e, agora, em janeiro, estão no período de maturação e colheita.

Os técnicos do Siga/MS estimam que as próximas semanas serão decisivas para a região Sul. Nesta semana é previsto o retorno das chuvas em alguns municípios. Se a previsão de 16 dias se confirmar, espera-se volumes de até 203 milímetros para a região, “o que ainda pode salvar muitas lavouras que não iniciaram o período de enchimento de grãos, especialmente aquelas implantadas em outubro e novembro”, avaliam.

O Projeto Siga/MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) é coordenado pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) em parceria com a Aprosoja/MS (Associação de Produtores de Soja de MS) e Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul).

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Programa que troca lâmpadas antigas por modelos LED chega ao São Conrado

Se você ainda utiliza lâmpadas incandescentes ou fluorescentes em sua casa, poderá trocá-las gratuitamente por lâmpadas LED novas. Essa ação faz parte do Projeto...

Notas do Enem 2024 são divulgadas; site do Inep apresenta instabilidade

O resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 foi divulgado na manhã desta segunda-feira (13), porém o site do Inep  (Instituto Nacional...

Movimenta CG oferece atividade física com aulas gratuitas para população de Campo Grande

O Movimenta CG, projeto que oferece diversas atividades físicas com aulas gratuitas em Campo Grande, está de volta. Entre os esportes disponíveis estão ginástica,...

Municípios do interior anunciam reajuste de até 4,77% em aposentadorias e pensões

Servidores municipais aposentados e beneficiários de pensões por morte dos municípios de Aparecida do Taboado, Bodoquena e Três Lagoas terão seus benefícios corrigidos em...