quinta-feira, 11/12/2025

Deputado Roberto Hashioka solicita pavimentação de rodovias estaduais próximas a Cassilândia

Na sessão plenária desta quinta-feira, 11, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou duas indicações para realização de pavimentação asfáltica em trechos das rodovias estaduais MS-426 e MS-229 que passam pelo município de Cassilândia. As demandas foram encaminhadas ao secretário de estado de infraestrutura e logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, e ao diretor-presidente da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de MS (Agesul), Mauro Azambuja Rondon Flores, e objetivam garantir segurança aos usuários daquelas vias.

A primeira indicação solicita a pavimentação da MS-426, a partir do entroncamento com a MS-306 até a divisa com o município de Aporé, em Goiás, em uma extensão de 11 quilômetros. O pedido é uma reivindicação recorrente da comunidade local, que enfrenta dificuldades significativas devido às condições precárias da estrada de terra.

“Em períodos chuvosos, o trânsito de automóveis se torna ainda mais crítico, comprometendo a mobilidade, a segurança e o acesso da população a serviços essenciais, como saúde, educação e comércio. Além disso, a região possui intensa atividade agropecuária e depende de vias adequadas para o escoamento da produção, fundamental para o desenvolvimento econômico do município e do Estado”, justificou.

O segundo pedido se refere ao asfaltamento da MS-229, desde o distrito de Indaiá do Sul, pertencente a Cassilândia, até o entroncamento com a MS-306, totalizando 12 quilômetros de via. Conforme argumento do parlamentar, trata-se de um trecho de extrema importância para a integração regional, pois permite o escoamento da produção agropecuária, o transporte de insumos (principalmente de leite e grãos), o deslocamento de trabalhadores e o acesso da população a serviços essenciais.

“A falta de pavimento adequado gera dificuldades de tráfego, sobretudo na época de chuvas, causando atolamentos e interrupções de deslocamento, prejuízos ao transporte rural e ao comércio local, bem como riscos à segurança de quem por lá trafega”, apontou Hashioka.

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