sábado, 20/09/2025

Corpo de indígena é examinado pela PF em MS

O corpo do indígena Guarani Kaiowá Neri da Silva (23) foi necropsiado por peritos da Polícia Federal que viajaram de Brasília. Após a autópsia realizada no IML de Ponta Porã, o cadáver será transferido para Dourados, onde passará por um exame de raio-x antes de ser levado para a Terra Indígena Nhanderu Marangatu, em Antônio João.

Neri morreu na manhã de terça-feira (18) em um confronto com a tropa de choque da MPMS. Segundo relatos, o conflito ocorreu durante uma operação policial em cumprimento de uma decisão judicial. A polícia alegou que os indígenas estavam armados com estilingues, flechas e armas de fogo.

O incidente começou por volta das 5h30, quando as equipes policiais notaram a movimentação dos indígenas. Após tentativas de contato, os policiais teriam sido surpreendidos e iniciaram um confronto. A polícia afirma que Neri foi visto disparando contra os agentes.

Durante a busca no local do confronto, foram encontradas armas de fogo e outros objetos que indicavam resistência por parte dos indígenas. As autoridades estão sendo chamadas a apresentar relatórios sobre a situação e as medidas tomadas em um prazo de cinco dias.

A FUNAI lamentou a morte de Neri, classificando-o como “brutalmente assassinado” e anunciou a abertura de uma investigação. A fundação reiterou seu compromisso em garantir que a violência contra as comunidades indígenas cesse e que os responsáveis sejam punidos.

Esse episódio reflete uma crescente tensão entre comunidades indígenas e as autoridades no Brasil, levantando questões sobre direitos humanos e a proteção dos povos indígenas em meio a conflitos territoriais.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Mulher é presa por transportar fuzil usado na morte de ex-delegado

Uma jovem de 25 anos foi presa nesta quinta-feira (18), sob suspeita de participação no assassinato do ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo,...

Prefeitura de Campo Grande avança na segunda fase do PDTIC

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), realizou nesta terça-feira (16), no auditório do...

Homem é encontrado ferido com suspeita de tiro na BR-163

Um homem foi encontrado na tarde de quarta-feira (17), gravemente ferido no km 479 do Anel Viário de Campo Grande, próximo à saída para...

Governo de MS amplia estado de emergência ambiental até novembro

O Governo de Mato Grosso do Sul prorrogou até 30 de novembro de 2025 o Estado de Emergência Ambiental em todo o território estadual....