sábado, 12/07/2025

Campanhas políticas foram financiadas pelo PCC em troca de favorecimento em licitações, diz MP.

PCC financiou campanhas políticas em troca de favorecimento em licitações, diz MP. O MP-SP e a PM deflagraram hoje (16) uma operação para desarticular um grupo criminoso que atuava em parceria com o PCC.

Segundo as investigações os criminosos financiaram campanhas eleitorais de políticos em troca da facilitação em fraudes em licitações. Quando eleitos, esses políticos direcionaram os contratos públicos para empresas ligadas à organização criminosa, que “lavavam” o dinheiro.

De acordo com a promotora de justiça Flávia Flores, o grupo manipulava licitações públicas em todo o estado, direcionando os resultados para empresas “laranjas” ligadas ao PCC.

Para garantir o sucesso do esquema, a organização corrompia agentes públicos, incluindo políticos e servidores, que facilitavam as fraudes nos certames; segundo a promotora.

A operação cumpriu 15 mandados de prisão temporária e 42 mandados de busca e apreensão em diversos endereços. Incluindo prefeituras, câmaras municipais e empresas em Guararema, Poá, Itatiba, Ferraz de Vasconcelos, Santa Isabel, Arujá e Cubatão.

As autoridades policiais informaram que a operação resultou na apreensão de quatro armas de fogo, grande quantidade de munições de diversos calibres, 22 celulares, 22 notebooks, 3 milhões e meio em cheques, 600 mil reais em espécie.

As investigações continuam em andamento com o objetivo de identificar todos os envolvidos no esquema e responsabilizá-los pelos crimes cometidos.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

ACP se reúne com a SED e debate avanços para a valorização dos/as profissionais da Rede Estadual

A diretoria da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública), liderada pelo seu presidente, professor Gilvano Bronzoni, reuniu-se nesta quarta-feira (9) com o...

Sugestão de Gianni Nogueira para combater crime sexuais contra crianças também é aprovada na Câmara de Jardim

A Câmara Municipal de Jardim-MS aprovou nesta segunda-feira (7) o Projeto de Lei nº 006/2025, que proíbe a contratação ou nomeação de pessoas condenadas...

Briga em cerealista quase termina em tragédia em MS

Uma briga entre funcionários de uma empresa cerealista terminou com dois homens gravemente feridos em Maracaju. O caso aconteceu na tarde de 7 de...

Nova tarifa dos EUA ameaça exportações de arroz do Brasil

A imposição de uma nova tarifa de 50% sobre produtos agropecuários anunciada pelos Estados Unidos ameaça diretamente a cadeia produtiva do arroz brasileiro. A...