O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu hoje (3) o Primeiro-Ministro do Japão, Fumio Kishida, no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocosião foram assinados atos bilaterais, entre eles, o memorando de cooperação com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para a recuperação de áreas degradadas.
O memorando foi firmado pelo Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; a Presidente da Embrapa, Silvia Massruhá; e o Presidente da JICA, Akihiko Tanaka.
“Aos empresários japoneses que querem fazer investimentos no Brasil, somos um país que oferece todas as possibilidades na construção entre empresários brasileiros e empresários japoneses”, enfatizou. “Já tivemos, com o Japão, um fluxo comercial de quase 18 bilhões de dólares. Agora é de cerca de 11 bilhões de dólares. Ainda é pouco pelo peso que tem a economia japonesa e a brasileira. Por isso a importância da assinatura destes atos de hoje”, destacou o presidente
O Japão será o primeiro país a contribuir com o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), um dos principais projetos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).



