Ex-presidente relata melhora em laudo médico após transferência
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou em laudo médico datado de 20 de janeiro que percebeu uma melhora no ambiente em que cumpre pena no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, popularmente chamado de “Papudinha”, em comparação com a sala onde estava detido na Superintendência da Polícia Federal. Condenado a 27 anos e três meses de prisão por liderar organização criminosa com objetivo de permanecer no poder após a derrota em 2022, Bolsonaro cumpre a pena em regime inicial fechado, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal.
A transferência ocorreu em 15 de janeiro por ordem do ministro Alexandre de Moraes. Segundo o laudo, o ex-presidente destacou maior espaço para circulação, limpeza satisfatória do ambiente e afirmou não se incomodar com ruídos, mesmo com obras na unidade. Antes da mudança, familiares relataram que Bolsonaro se queixava de barulhos constantes do ar-condicionado na sala da PF.
A “Papudinha” fica dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, no Jardim Botânico, com capacidade para 60 presos, oito celas em formato de alojamentos coletivos, banheiro, cozinha, lavanderia, quarto e sala, além de reforma realizada em 2020. Todos os detentos têm direito a itens de higiene, limpeza, roupas, televisores e ventilação mecânica de acordo com as normas da unidade, em condições iguais para todos os internos.
