quinta-feira, 5/12/2024

Ações do Senador Nelsinho Trad fortalecem direitos e saúde das mulheres

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o compromisso do senador Nelsinho Trad com a ampliação dos direitos e bem-estar das mulheres no Brasil é evidenciado por sua ativa participação em diferentes iniciativas legislativas. As ações do senador destacam-se pela sua abrangência e impacto positivo na luta pelos direitos femininos, desde a educação e prevenção da violência doméstica até o suporte em casos de perda gestacional.

Um dos projetos de lei mais significativos é o PL nº 7 de 2024, que busca garantir o direito das mulheres a receberem atendimento em leitos ou alas separadas em casos de natimorto ou óbito fetal. “A maternidade é repleta de esperança e amor, mas para algumas famílias essa jornada pode encontrar um momento de muita tristeza e um forte silêncio. Entender e respeitar esse silêncio é essencial”, argumentou o parlamentar.

Esse projeto, atualmente em análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), destaca a necessidade de oferecer um suporte adequado e sensível às mães em momentos de profunda tristeza.

“É um compromisso com o apoio e com a dignidade em cada etapa da vida”, disse o senador Nelsinho Trad.

Ainda na área da saúde, o senador Nelsinho Trad teve papel fundamental como relator da Lei 14.450, que instituiu o Programa Nacional de Navegação de Pacientes para Pessoas com Neoplasia Maligna de Mama. Esse programa, que será integrado ao SUS, é um marco no atendimento e orientação de pacientes de câncer de mama, para garantir acompanhamento especializado e humanizado desde o diagnóstico até o tratamento.

Combate à violência

Também de autoria do senador Nelsinho Trad, o PL nº 3154 de 2019, propõe a inclusão de campanhas de conscientização e prevenção da violência doméstica nas instituições de ensino. Após aprovação na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, na Comissão de Educação e Cultura e no Plenário do Senado Federal, o projeto, agora, aguarda tramitação na Câmara dos Deputados, “um avanço legislativo importante para a proteção das mulheres”, defendeu o parlamentar.

Além disso, o senador conquistou, enquanto relator a aprovação da PEC nº 18 de 2021, focada em incentivar a candidatura feminina a cargos eletivos. A aprovação da hoje Emenda Constitucional nº 117 reflete um marco na legislação brasileira, assegurando a aplicação de recursos mínimos do fundo partidário e do tempo de propaganda gratuita em rádio e TV para campanhas de mulheres, fomentando um ambiente político mais equitativo.

Em relação à discussão sobre a legalização do aborto, o senador demonstrou seu compromisso com a democracia e o direito à escolha, apoiando a proposta do PDL nº 343 de 2023.

“As mulheres são fundamentais para o equilíbrio da vida, ensinando-nos sobre força, diversidade e resiliência. Nossas propostas no Senado buscam honrar e apoiar essas contribuições, promovendo um futuro mais justo e igualitário,” explicou o parlamentar.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Refis: Últimos dias para quitar dívidas com o município antes do fim do ano

O programa de Regularização Fiscal (Refis) de Campo Grande entra na reta final e segue até 6 de dezembro, permitindo aos contribuintes negociarem suas...

Vereadores de Campo Grande aprovam seis projetos na sessão ordinária

Na sessão ordinária de hoje (3), os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande aprovaram seis projetos de lei. Em regime de urgência, foram...

Sanesul abre concurso com vagas exclusivas para PCDs

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) publicou nesta segunda-feira (2), no Diário Oficial do Estado, o edital do Concurso para...

HRMS oferece curso online para aprimorar atendimento a mães e recém-nascidos

O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) está oferecendo capacitação online e gratuita para profissionais de saúde de todo o Estado. As...