A Prefeitura de Campo Grande inicia nesta segunda-feira (1º) mais uma edição do “Meu Bairro Limpo”, mutirão de combate às arboviroses que tem como foco a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A ação acontece justamente no período sazonal, quando as chuvas aumentam e criam condições ideais para a proliferação do mosquito.
O cenário epidemiológico atual, apesar de apresentar certo conforto, já acende um alerta: Campo Grande registra 4.547 notificações de dengue, com 01 óbito confirmado neste ano, segundo o Informe Semanal divulgado nesta terça-feira (25).
Embora não haja casos graves ou internações por dengue no momento, e sem notificações de Zika, a cidade contabiliza 270 casos confirmados de Chikungunya. Somente na última semana, equipes de combate às endemias visitaram 14.891 imóveis e identificaram 326 focos do mosquito.
Diante desse cenário, a Prefeitura está se antecipando para evitar um crescimento ainda maior nas notificações nas próximas semanas. “Precisamos que cada morador também faça a seua parte. O mosquito nasce dentro dos quintais, e qualquer recipiente esquecido pode virar um criadouro”, destaca Veruska Lahdo, superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente.
O que pode e o que não pode descartar
Durante o mutirão, que acontecerá em sete etapas, haverá pontos de coletas para que a população descarte os materiais inservíveis que estão em suas residências. As equipes da gerência de controle de endemias vetoriais (GCEV) também recolherão materiais que contribuem para o acúmulo de água e o surgimento de novos focos do mosquito durante as visitações nos imóveis.
Nos pontos de descarte, é possível desprezar: pneus, garrafas PET, embalagens plásticas, vidro, latas, papel, papelão, sacolas, plásticos não aproveitáveis e pequenos objetos domésticos.
Não serão aceitos os seguintes materiais nesses pontos de descarte: móveis volumosos, eletrodomésticos, entulho, galhos, resíduos verdes, eletrônicos, lâmpadas, pilhas, produtos químicos e pneus de uso industrial ou agrícola.
A abertura está marcada para 08h, na Rua Dr. Alfredo Aurélio de Castro, 748, no Nova Campo Grande, em frente à Escola Municipal Professor Ernesto Garcia de Araújo.
Pontos de descarte
01/12 a 05/12 – Região Imbirussú
Nova Campo Grande – Praça K com a Avenida Três
Jd. Inápolis – Rua Granito, 55, esquina com Rua Aruanã
08/12 a 12/12 – Região Lagoa
Jd. Batistão – Rua Fátima do Sul com Rua Rio Brilhante
15/12 a 19/12 – Região Prosa / Centro
Jd. Noroeste – Rua Indianápolis esquina com Rua Nazaré
Rua Dom Pedro I esquina com Rua 11 de Outubro
05/01 a 09/01 – Região Anhanduizinho 1
Bairro Universitário – Rua Júlia Pereira de Souza, esquina Rua Francisco Aguiar Pimenta
12/01 a 16/01 – Região Anhanduizinho 2
Jd. das Hortênsias – Rua Prímula, em frente ao número 390
19/01 a 23/01 – Região Segredo
Nova Lima – Rua Firmo Cristaldo – entre ruas Júlio Prestes e Eugênia Lima
26/01 a 30/01 – Região Bandeira
Jardim Itamaracá – Rua Padre Mussa Tuma com Amabile Tanarche Cappi
