sábado, 7/02/2026

Acadêmico compartilha sua trajetória de vida para inspirar adolescentes atendidos pelos Creas a superarem desafios

Os desafios para vencer o preconceito, ingressar no mercado de trabalho e conquistar uma vaga em uma universidade pública foram os temas abordados pelo estudante de Ciências Sociais da UFMS e rapper Alisson Benitez Grance, conhecido nas redes sociais como Du Mato, em conversa com adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, atendidos pelos Creas Norte e Sul.

Em um bate-papo informal, Du Mato participou de uma oficina socioeducativa com o tema “ISTS – diversão com responsabilidade”, que teve o objetivo de levar informação, promover a prevenção e incentivar o autocuidado no período do Carnaval. A ação aconteceu no auditório da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) e contou com a presença de familiares dos adolescentes.

Utilizando uma linguagem próxima à realidade dos jovens, o acadêmico compartilhou sua trajetória de vida na periferia de Campo Grande, destacando as dificuldades e barreiras que enfrentou para concluir a faculdade de Direito, ingressar no curso de Ciências Sociais e superar problemas com a polícia na adolescência.

Com um tom motivador e enfatizando a importância da educação formal como ferramenta para combater o preconceito, Du Mato conquistou a atenção dos adolescentes, que se identificaram com sua história, transformando a palestra em um espaço de troca de experiências.

“Se eu não me matricular numa escola, se eu não fizer um esforço e lutar por alguma coisa, vou conseguir mudar? Não! Estou batalhando para sobreviver, mas hoje tenho algo que não tinha antigamente: dignidade. Hoje sou um exemplo de vitória porque sou um cidadão”, destacou o acadêmico, promovendo uma reflexão no grupo.

Mãe de um dos adolescentes atendidos pelo Creas Norte, a dona de casa Cláudia de Jesus elogiou a fala de Du Mato e acredita que a abordagem do rapper, já reconhecido por seu trabalho com jovens em situação de vulnerabilidade, sensibilizou os participantes.

“É a primeira vez que participo com meu filho e achei bem diferente o jeito dele falar. Acredito que, dessa forma, os meninos entendem melhor”, comentou Cláudia, que também elogiou o trabalho das técnicas do Creas. “Elas nos ajudam, tiram dúvidas e conversam muito sobre nossos filhos. Me sinto acolhida”, ressaltou.

Novo sentido

O Serviço de Proteção Social aos adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas tem como objetivo garantir o acesso a direitos e contribuir para a ressignificação de valores na vida pessoal e social desse público. Por isso, as técnicas do serviço buscam palestrantes que compartilhem exemplos reais e abordem temas relacionados à vivência dos jovens.

“Fico muito feliz em ver todos vocês participando da atividade. Nós convidamos os palestrantes e elaboramos as dinâmicas com base nos temas de interesse de vocês”, enfatizou a superintendente da Proteção Social Especial, Tereza Cristina Miglioli Bauermeister.

A ação foi encerrada com a participação da enfermeira Ester Marcele Ferreira de Melo, da Secretaria Municipal de Saúde, que reforçou a importância da prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis e do autocuidado. Além disso, explicou a adolescentes e familiares como realizar em casa os testes rápidos para detectar anticorpos contra o HIV.

Testes gratuitos foram disponibilizados aos interessados. No entanto, a enfermeira ressaltou que o resultado isolado do autoteste não pode ser utilizado para diagnóstico definitivo. “Caso o resultado seja positivo, é necessário procurar um serviço de saúde para testes complementares”, explicou.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Feto é achado dentro de caixa de bombom após jovem dar à luz em Três Lagoas

Um feto foi encontrado em uma caixa de bombom após uma jovem de 20 anos dar à luz em uma residência no Jardim Flamboyant,...

Polícia prende homem por estupro de irmã adolescente em Juti

Suspeito já tinha histórico criminal e estava em regime semiaberto A Polícia Civil prendeu em flagrante nesta terça-feira (3) um homem de 32 anos acusado...

PMA captura cascavel no campus da UEMS em Campo Grande

A Polícia Militar Ambiental (PMA) realizou, neste final de semana, a captura de uma serpente da espécie cascavel (Crotalus durissus) no campus da Universidade...

Hamilton confiante na Ferrari para 2026

Início de temporada reforça otimismo do heptacampeão Lewis Hamilton demonstrou otimismo com o início da temporada de 2026 da Ferrari, mesmo após dificuldades em 2025,...