Mato Grosso do Sul tem se consolidado como líder nacional em sanidade agropecuária, graças ao trabalho da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal). Reconhecida como a melhor do país, a atuação da agência foi destaque na abertura do 3º Encontro sobre Raiva (E-Raiva MS), realizado em Campo Grande nos dias 18 e 19 de setembro.
O evento reuniu mais de 600 participantes, entre especialistas, estudantes e gestores, para discutir avanços e estratégias de controle da raiva e fortalecer o conceito de saúde única — que une saúde humana, animal e ambiental.
O secretário Jaime Verruck (Semadesc) destacou a importância da integração entre o Governo e a Universidade Federal (UFMS) na consolidação de políticas públicas eficazes. Segundo Daniel Ingold, diretor da Iagro, o Estado está há 10 anos sem registrar casos de raiva humana — reflexo direto da vigilância ativa e do cumprimento das normativas.
A conquista do status de área livre de aftosa sem vacinação também foi celebrada, reforçando a competitividade do Estado nas exportações de proteína animal.