domingo, 24/08/2025

Prefeitura dá posse ao CIAMP-Rua e fortalece políticas públicas para a população em situação de rua

A primeira diretoria do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua do Município de Campo Grande (CIAMP-RUA/CG) tomou posse nesta quinta-feira (21), para o biênio 2025-2027. A solenidade foi conduzida pela secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, e pelo procurador-geral do município, Marcelino Pereira.

O Comitê foi criado pelo Decreto Municipal nº 16.256, de 14 de maio de 2025, publicado no Diogrande nº 7.939, de 26 de maio de 2025, e é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS), por meio da Superintendência de Políticas de Direitos Humanos (SPDH). O CIAMP-RUA nasceu da necessidade de criação de um espaço institucionalizado que garanta participação social, intersetorialidade e controle democrático na formulação e monitoramento da política municipal voltada à população em situação de rua.

Em 2017, Campo Grande já havia instituído um comitê com essa finalidade, à época chamado Comitê Pop Rua, sinalizando adesão ao movimento nacional consolidado pelo Decreto Federal nº 7.053/2009. Com a reformulação em 2025, o Comitê ganhou maior robustez institucional, garantindo paridade entre governo e sociedade civil, diversidade de gênero e étnico-racial e a possibilidade de participação de convidados permanentes, fortalecendo o diálogo interinstitucional.

Alinhamento com o Plano Nacional

A criação do CIAMP-RUA atende às diretrizes do Plano Nacional de Ruas Visíveis, elaborado pelo Governo Federal. Em maio, representantes do Ministério dos Direitos Humanos apresentaram o Plano à secretária Camilla Nascimento, reforçando a importância de alinhar políticas públicas locais à política nacional de promoção da cidadania e garantia de direitos às pessoas em situação de rua.

“É um momento bastante esperado e importante, já que o Comitê está reformulado no formato pedido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o que simboliza o compromisso da gestão com a pauta. O CIAMP-RUA é um importante espaço de diálogo e compromisso com a dignidade humana, porque permite que o Poder Público e a sociedade civil trabalhem juntos na promoção das políticas para a população em situação de rua”, destacou a superintendente de Políticas de Direitos Humanos da SAS, Priscilla Justi.

A secretária-adjunta de Assistência Social, Inês Mongenout, também avaliou a iniciativa como um avanço.

“A gestão avança quando estabelece um comitê desse porte, que possibilita trabalhar essa pauta de maneira sensível e igualitária. É uma questão que exige respeito e cuidado, e a SAS está à disposição para discutir e promover ações de enfrentamento dessa realidade”, afirmou.

Já a secretária Camilla Nascimento ressaltou a importância das parcerias.

“É uma responsabilidade fazer parte desse comitê, por isso é fundamental unir forças com outras secretarias e setores. Apenas dessa forma essa política ganha força. Temos uma equipe engajada em levar cidadania e oportunidade para esse público. Juntos vamos transformar a vida de muitas pessoas”, concluiu.

Avanços recentes

Desde o início de 2025, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da SAS, vem ampliando e inovando nas ações voltadas às pessoas em situação de rua. Um exemplo é o Projeto Inverno Acolhedor, criado em maio, que organiza um ponto de apoio no Parque Ayrton Senna para receber aqueles que não desejam ir a unidades de acolhimento. O espaço oferece colchões, alimentação, roupas doadas pela comunidade e até atendimento para os animais de estimação, em parceria com a SUBEA. Nas sete edições já realizadas, 1.182 pessoas foram acolhidas.

Outra iniciativa foi a criação da Gerência de Proteção Social para a População em Situação de Rua, que fortalece o planejamento e o trabalho do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). Entre janeiro e julho, o Seas realizou mais de 4,5 mil abordagens, enquanto o Centro POP promoveu 8.381 atendimentos técnicos e serviu mais de 34 mil refeições no primeiro semestre.

Representantes Governamentais

Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – SAS

Titular: Priscilla Carla dos Santos Justi

Suplente: Cleberson da Silva Alves

Titular: Andréia Vilela da Silva

Suplente: Akemy Albuquerque Higa

Secretaria Municipal de Saúde – SESAU

Titular: Lanúbia Garcia de Araújo Vasconcelos

Suplente: Michely de Souza Nogueira

Titular: Chrystianne Oliveira Dias

Suplente: Sueli Souza Pereira Pimenta

Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social – SESDES

Titular: Anderson Francisco Fretes Ortigosa

Suplente: Alexandre de Souza Pedroso

Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários – EMHA

Titular: Julienne de Araújo Ruiz

Suplente: Graziela Janaina da Silva

Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável – SEMADES

Titular: Luiz Alberto Leite Pereira

Suplente: José Carlos Costa de Queiroz

Fundação Social do Trabalho de Campo Grande – FUNSAT

Titular: Adriana Daiany Filgueira Leite Sacamota

Suplente: Odair Jose de Lima Junior

Representantes da Sociedade Civil

Representantes das organizações da sociedade civil que atuam na promoção de direitos humanos da população em situação de rua

Instituto Social A Caminho da Escola

Titular: Maria Rosalina Gomes

Suplente: Roberto Carlos da Luz

Representantes dos Movimentos Sociais

Titular: Kedney Graico Araujo

Suplente: Vacância

Representantes dos Movimentos Sociais

Titular: Nayara Smith Leite

Suplente: Vacância

Representantes do Fórum dos Usuários do SUAS

Titular: Terezinha de Jesus Garcia Ferreira

Suplente: Adriane da Silva Soares – Adriane Quilombola

Representantes do Fórum Fórum Permanente das Entidades Representativas dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS – Campo Grande –MS.

Titular: Evandro Mascarenhas Filho

Suplente: Robson Barros Pereira

Representantes Convidados Permanentes

Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul

Titular: Thaísa Raquel Medeiros de Albuquerque Defante

Suplente: Bruno Augusto de Resende Louzada

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Duque de Caxias: investimento do Estado garante modernização de rota estratégica para 100 mil pessoas

Uma das principais avenidas de Campo Grande, atendendo região com aproximadamente 100 mil habitantes, a Duque de Caxias é rota estratégica para a mobilidade...

Zé Teixeira propõe melhorias para infraestrutura e segurança em MS

O deputado estadual Zé Teixeira apresentou duas indicações na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, destacando sua atenção às necessidades dos municípios do...

Wanderlei Silva ativa “modo guerra” para revanche contra Vitor Belfort

Uma das maiores rivalidades do MMA vai ganhar novo capítulo agora, no boxe. Wanderlei Silva e Vitor Belfort se enfrentam na luta principal do...

CORUMBÁ: Capacitação orienta enfermeiros sobre cuidados com pessoas ostomizadas.

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu no dia 19 de agosto uma capacitação voltada a enfermeiros da Atenção...