A Câmara Municipal de Campo Grande aprovou, nesta quinta-feira (7), o projeto de lei nº 11.463/24, de autoria do vereador e presidente da Casa, Epaminondas Vicente Neto, o Papy, que cria o Programa Municipal de Conscientização e Combate ao Consumo de Cigarro Eletrônico.
A proposta tem como objetivo alertar especialmente os jovens sobre os perigos do vaper, cuja popularidade tem crescido graças à aparência moderna e sabores atrativos como frutas, café e chocolate. “É preciso desmistificar a falsa ideia de que o cigarro eletrônico é inofensivo”, afirmou Papy.
O programa prevê a realização de palestras, seminários, campanhas educativas e debates para promover informações corretas sobre os malefícios do dispositivo, que também contém nicotina — substância altamente viciante e prejudicial à saúde.
Além da prevenção, o projeto busca reduzir os custos futuros com tratamentos de doenças relacionadas ao uso da nicotina, como problemas respiratórios e cardiovasculares. A proposta agora segue para sanção da prefeita Adriane Lopes.