quinta-feira, 12/02/2026

Ação de beleza leva acolhimento, autoestima e dignidade a pessoas egressas do sistema prisional de MS

Uma cadeira de salão, um gesto de carinho e uma escuta atenta. Foi com essa simplicidade e força que a Ação da Beleza para Pessoas Egressas do Sistema Prisional e seus familiares representou  um momento de cuidado e esperança. A iniciativa foi promovida pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio do Escritório Social, em parceria com a Raesp (Rede de Atenção à Pessoa Egressa) e o Studio 482, salão de beleza localizado no bairro Parati.

Com serviços voluntários de manicure e cabeleireira, oferecidos pelas proprietárias Rosângela e Débora, o salão abriu suas portas e reservou um dia do seu expediente para acolher quem carrega marcas invisíveis do cárcere e, muitas vezes, da exclusão social. Mais do que embelezamento, o que se ofereceu ali foi escuta, acolhimento e incentivo à transformação pessoal.

“É uma maneira de envolver a sociedade no processo de reintegração social das pessoas egressas. A sociedade precisa entender que também faz parte disso, acolhendo e ajudando como puder”, enfatizou Tânia Hardem, diretora do Escritório Social.

Segundo ela, ações como essa tornam as pessoas egressas visíveis novamente para o mundo — um passo fundamental para que se sintam pertencentes e capazes de recomeçar.

Na parede do salão, uma frase estampada resume a essência do projeto: “Você é do tamanho dos seus sonhos”. Foi com esse espírito que a iniciativa proporcionou momentos de leveza a quem tanto enfrenta barreiras.

“Nosso objetivo é oferecer mais do que um serviço estético. Quando a pessoa está ali na cadeira, ela fala, desabafa. A gente escuta, aconselha. É um momento de atenção e de olhar para o outro com empatia”, destacou a cabeleireira Rosângela.

Débora, sócia do salão, completa: “Às vezes, uma conversa já muda o dia da pessoa. Queremos contribuir para que essas pessoas e seus familiares se sintam valorizados e motivados”.

Uma das participantes, a egressa Bruna, relatou que saiu do salão com o coração leve e o sorriso no rosto. “Me senti maravilhosa, segura, com a autoestima lá em cima. Pronta para enfrentar a vida”, afirmou, emocionada.

A diretora Tânia também adiantou que a parceria com o Studio 482 será ampliada, com ações previstas para serem realizadas diretamente dentro das unidades prisionais da capital, voltadas especialmente ao público LGBTQIA+ e às pessoas do semiaberto e fechado.

“As profissionais do salão já se colocaram à disposição para levar esse cuidado também às internas. Quando o acolhimento vem da sociedade, a reintegração se torna possível e real”, concluiu a dirigente.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Delas Day 2026 fortalece protagonismo feminino e amplia integração das políticas públicas em MS

O Delas Day 2026 consolida Mato Grosso do Sul como referência nacional na promoção do protagonismo feminino, reunindo mulheres de diferentes territórios, trajetórias e...

PrefCG define horário especial de funcionamento para Quarta-feira de Cinzas

A Prefeitura de Campo Grande definiu horário especial de funcionamento nas repartições públicas municipais na Quarta-feira de Cinzas (18 de fevereiro). O Decreto n....

Construções irregulares no Rio Formoso são investigadas pelo MPMS

Inquérito apura danos ambientais e uso de recursos hídricos sem autorização Estruturas turísticas instaladas sem autorização às margens do Rio Formoso motivaram a 2ª Promotoria...

Ação de fumacê passa em quatro bairros da Capital nesta sexta-feira

O combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya, será reforçado em quatro bairros de Campo Grande, com o uso do...