domingo, 22/12/2024

Dr. Victor Rocha destaca a importância da Medicina de Família e Comunidade na Atenção Primária e o papel da equipe multidisciplinar

Durante a 1ª Conferência Sul-Mato-Grossense de Medicina de Família e Comunidade, realizada no Auditório do Bioparque Pantanal, o vereador Dr. Victor Rocha, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Campo Grande, reforçou a relevância da Medicina de Família e Comunidade (MFC) na construção de uma Atenção Primária à Saúde (APS) mais resolutiva e humanizada. 

Em seu discurso, Dr. Victor Rocha destacou que a MFC é a porta de entrada para um sistema de saúde público eficiente, garantindo um cuidado integral que vai além do diagnóstico e do tratamento, promovendo a saúde de maneira contínua e personalizada. 

“A Medicina de Família e Comunidade transforma o atendimento à saúde pública, pois coloca o paciente no centro das ações e valoriza a relação de confiança entre profissionais e comunidade. É uma abordagem que não só resolve problemas de saúde, mas também os previne”, afirmou. Dr. Rocha também correlacionou a importância do trabalho das equipes multidisciplinares na MFC com a experiência bem-sucedida do Projeto Casa Rosa, iniciativa liderada por ele e que já é referência nacional. 

O projeto, que reúne médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, tem sido fundamental para zerar filas de consultas, exames e biópsias de mama no SUS, com mais de 8 mil atendimentos e diagnosticando precocemente 165 casos de câncer de mama e proporcionando um atendimento digno e humanizado às mulheres de Campo Grande e do Mato Grosso do Sul. 

 “Assim como na Casa Rosa, o sucesso da Medicina de Família e Comunidade depende da integração e atuação conjunta de uma equipe multidisciplinar. Cada profissional desempenha um papel essencial no cuidado integral do paciente. Esse trabalho em equipe é a chave para promover uma APS mais forte, eficiente e humanizada”, ressaltou o vereador. 

 Como presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Dr. Victor Rocha também destacou a necessidade de investimentos contínuos na formação de médicos especialistas em MFC e na valorização das equipes multidisciplinares. Ele reforçou o compromisso de defender políticas públicas que garantam saúde de qualidade para todos os campo-grandenses. 

 A conferência, além de proporcionar reflexões e alinhamentos estratégicos, evidenciou o impacto transformador da APS na saúde pública. “A Medicina de Família e Comunidade é o caminho para construirmos um sistema de saúde acessível, resolutivo e digno. Essa é a essência do que acreditamos e defendemos na Casa Rosa e em todas as nossas ações na saúde pública”, concluiu Dr. Victor Rocha.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

spot_img

Mais notícias

Tragédia em Porto Murtinho: Homem é encontrado morto em açude

Trágico incidente chocou Porto Murtinho no último domingo (15). Wanderlei Máximo Alves (49) foi encontrado sem vida às margens de um açude, em uma...

As Dez Mais

Quarta, 18 de dezembro de 2024. Hoje é o Dia do mergulhador. Faltam 7 dias para o Natal. Manchetes dos jornais diários de Campo Grande: CORREIO DO ESTADO:...

TURISMO: Hotel ÁGUAS DE BONITO investe em treinamento de design floral sustentável para encantar turistas na alta temporada.

BONITO-MS /Por Ana Rita de Paula O Hotel Pousada Águas de Bonito, uma referência em hospedagem na cidade de Bonito/MS, está se preparando para alta...

Lula recebe alta médica e está liberado para retornar a Brasília

Após passar por uma cirurgia de emergência para tratar de um hematoma intracraniano, o presidente Lula foi liberado hoje (19) pelos médicos para retornar...