sexta-feira, 11/07/2025

Vereador Zé da Farmácia visita salas de escola na capital

A ventilação adequada ajuda a melhorar a qualidade do ar interior, removendo contaminantes como dióxido de carbono, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e outros irritantes ou agentes nocivos. Isto é especialmente importante para a saúde e o bem-estar de alunos e professores, pois o ar fresco pode reduzir os sintomas de alergias, asma e outras doenças respiratórias.

Em ronda de visitas as escolas municipais de nossa capital, o vereador Zé da Farmácia foi ao encontro de pais e professores de escolas onde foram inaugurados novas salas – “O local está impróprio para os alunos, não existe ventilação e sem ar condicionado, no calor de Campo Grande fica inviavel a qualidade de estudo para nossas crianças” – cita o vereador.

Uma boa ventilação ajuda a reduzir a concentração de agentes patogénicos no ar, o que pode reduzir a propagação de doenças transmissíveis, como constipações, gripes e COVID-19. Ao fornecer um fluxo constante de ar fresco, os vírus e bactérias presentes no ambiente são diluídos, o que pode ajudar a prevenir surtos na comunidade escolar.

“Estudos demonstraram que um ambiente de aprendizagem saudável, incluindo ventilação adequada, pode contribuir para o desempenho acadêmico dos alunos. O ar fresco e bem ventilado pode aumentar a concentração, reduzir a fadiga e melhorar a capacidade de atenção, permitindo que os alunos participem mais ativamente nas atividades de aprendizagem”, salienta o parlamentar.

Um ambiente confortável e saudável pode ter um impacto positivo no bem-estar emocional de alunos e professores. O ar fresco e a ventilação adequada podem ajudar a criar um ambiente mais agradável e propício ao aprendizado, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade na sala de aula.

Em muitos locais, existem regulamentos e normas que exigem certos níveis de ventilação em espaços interiores, incluindo salas de aula. O cumprimento destes regulamentos não só garante a segurança e o bem-estar dos ocupantes do edifício, mas também ajuda a evitar potenciais penalidades ou questões legais associadas ao não cumprimento.

Em suma, salas de aula ventiladas são essenciais para criar um ambiente de aprendizagem saudável, seguro e produtivo para alunos e professores. A ventilação adequada não só melhora a qualidade do ar interior, mas também pode ter um impacto positivo na saúde, no desempenho académico e no bemestar emocional de todos os envolvidos no processo educativo.

Nossa poder pública está em falha justamente nesse setor, ao invés de clareza e transparência na administração, que leva segurança e futuro para os alunos, porém, sem essa proposta o resultado são crianças sem condições, professores desestimulados e pais preocupados com o futuro de nossas gerações.

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

As Dez Mais

Nunca atire aos lobos um homem inteligente. Ele poderá voltar liderando a matilha! Segunda, 7 de julho de 2025. Hoje é dia do Camaleão Manchetes dos diários...

Cansado de apanhar da esposa, homem denuncia agressões em Campo Grande

Um homem de 32 anos procurou a polícia na manhã de segunda-feira (7) para denunciar agressões físicas cometidas pela esposa, de 28 anos, em...

Com apoio do Senar/MS, aldeia em Miranda transforma terra em fonte de sustento e orgulho

O que antes era apenas mato e uma lavoura esquecida virou símbolo de orgulho e sustento na aldeia La Lima, em Miranda (MS). A...

Vereador Dr. Jamal tem mais uma solicitação atendida no Jardim Monte Líbano

A Rua Frei Gregório, localizada no bairro Jardim Monte Líbano, recebeu a tão necessária operação tapa-buracos, beneficiando motoristas e pedestres que utilizam a via...