sexta-feira, 6/02/2026

UEMS e Governo de MS realizam Pantanal Tech MS em junho; evento será em Aquidauana

O Pantanal Tech MS ocorrerá entre os dias 28 e 29 de junho de 2024, na unidade de Aquidauana da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), como resultado da parceria estratégica entre a UEMS e o Governo do Estado. O evento é organizado por entidades importantes como a Fundect, Fundação MS e Embrapa Gado de Corte, entre outras.

Além disso, o Pantanal Tech MS contará com o apoio dos cursos de graduação e de pós-graduação da UEMS em Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia.

Trata-se de um evento inovador, com o objetivo de proporcionar interação entre os diversos atores do desenvolvimento sustentável do Pantanal sul-mato-grossense, atentando para as tecnologias e inovações existentes, numa agenda positiva de sustentabilidade, considerando os diversos produtos oriundos deste bioma. 

O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ressalta que a universidade tem o orgulho de realizar este que é o maior evento de tecnologia da região pantaneira.

“A proposta do Pantanal Tech MS é apresentar uma agenda positiva entre sustentabilidade e produção na região geográfica do bioma Pantanal, de modo a divulgar as boas práticas tecnológicas e inovadoras da produção sustentável. Em breve teremos o lançamento do evento pelo governador  Eduardo Riedel e demais instituições, apresentando a programação e as informações do evento”, afirma o reitor.

O Pantanal Tech MS trabalha no eixo estratégico ‘Desenvolvimento sustentável do Pantanal’, que abrange: Agricultura familiar, Agroindústria, Agronegócio, Agropecuária sustentável, Economia criativa, Empreendedorismo, Geração de renda, Inclusão produtiva, Inovação, Sustentabilidade e Turismo.

Também busca inserir dentro do contexto do bioma, oportunidades e desafios da Rota Bioceânica, além de buscar inserir o Pantanal na temática da COP 30, observando os desafios da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Confira os principais temas que serão discutidos:

  • Produção sustentável no Pantanal: da mesa à exportação
  • Boas práticas de produção sustentável no Pantanal 
  • Rota Bioceânica: oportunidades e desafios para o Pantanal 
  • COP 30/Agenda 2030/ODS 
  • Agricultura familiar, de ribeirinhos e de povos originários 
  • Fazenda Pantaneira Sustentável 
  • Preparando as futuras gerações 
  • Turismo de Pesca Sustentável: mudança de conceito; turismo de serra e charme 
  • Protocolo de carne sustentável e orgânica do Pantanal 
  • Manejo de pastagens; manejo e recuperação de pastagens nativas e exóticas 
  • Uso e conservação dos solos do Pantanal 
  • Manejo genético e reprodutivo 
  • Programa estadual de pagamento dos serviços ambientais 
  • Crédito de Carbono

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Fevereiro começa na Funsat com oferta de 1.205 vagas de emprego

O segundo mês de 2026 inicia com boas oportunidades na Funsat (Fundação Social do Trabalho). Ao todo, são ofertadas 1.205 vagas de emprego, distribuídas...

Vereador Dr. Jamal apresenta novas indicações para melhorias em bairros de Campo Grande Confira as indicações apresentadas.

SaúdeSolicitação de substituição do autoclave e do compressor do CEO II Cidade Morena, localizado no Jardim Veraneio.Ampliação da equipe do CAPS AD, com a...

Juliano Ferro coloca ex-mulher à frente da Habitação em Ivinhema

Atrás de herdeira política, prefeito Juliano Ferro emplaca ex-mulher no comando da habitação Como estratégia política, Juliano Ferro, prefeito de Ivinhema pelo PL, nomeou sua...

Na abertura do ano legislativo, Coronel David reforça compromisso da bancada do PL com o desenvolvimento de MS

Sob a condução do presidente da Casa de Leis, Gerson Claro (PP), que declarou a abertura dos trabalhos da quarta sessão legislativa da 12ª...