sexta-feira, 30/01/2026

UEMS e Governo de MS realizam Pantanal Tech MS em junho; evento será em Aquidauana

O Pantanal Tech MS ocorrerá entre os dias 28 e 29 de junho de 2024, na unidade de Aquidauana da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), como resultado da parceria estratégica entre a UEMS e o Governo do Estado. O evento é organizado por entidades importantes como a Fundect, Fundação MS e Embrapa Gado de Corte, entre outras.

Além disso, o Pantanal Tech MS contará com o apoio dos cursos de graduação e de pós-graduação da UEMS em Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia.

Trata-se de um evento inovador, com o objetivo de proporcionar interação entre os diversos atores do desenvolvimento sustentável do Pantanal sul-mato-grossense, atentando para as tecnologias e inovações existentes, numa agenda positiva de sustentabilidade, considerando os diversos produtos oriundos deste bioma. 

O reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, ressalta que a universidade tem o orgulho de realizar este que é o maior evento de tecnologia da região pantaneira.

“A proposta do Pantanal Tech MS é apresentar uma agenda positiva entre sustentabilidade e produção na região geográfica do bioma Pantanal, de modo a divulgar as boas práticas tecnológicas e inovadoras da produção sustentável. Em breve teremos o lançamento do evento pelo governador  Eduardo Riedel e demais instituições, apresentando a programação e as informações do evento”, afirma o reitor.

O Pantanal Tech MS trabalha no eixo estratégico ‘Desenvolvimento sustentável do Pantanal’, que abrange: Agricultura familiar, Agroindústria, Agronegócio, Agropecuária sustentável, Economia criativa, Empreendedorismo, Geração de renda, Inclusão produtiva, Inovação, Sustentabilidade e Turismo.

Também busca inserir dentro do contexto do bioma, oportunidades e desafios da Rota Bioceânica, além de buscar inserir o Pantanal na temática da COP 30, observando os desafios da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Confira os principais temas que serão discutidos:

  • Produção sustentável no Pantanal: da mesa à exportação
  • Boas práticas de produção sustentável no Pantanal 
  • Rota Bioceânica: oportunidades e desafios para o Pantanal 
  • COP 30/Agenda 2030/ODS 
  • Agricultura familiar, de ribeirinhos e de povos originários 
  • Fazenda Pantaneira Sustentável 
  • Preparando as futuras gerações 
  • Turismo de Pesca Sustentável: mudança de conceito; turismo de serra e charme 
  • Protocolo de carne sustentável e orgânica do Pantanal 
  • Manejo de pastagens; manejo e recuperação de pastagens nativas e exóticas 
  • Uso e conservação dos solos do Pantanal 
  • Manejo genético e reprodutivo 
  • Programa estadual de pagamento dos serviços ambientais 
  • Crédito de Carbono

CATEGORIAS:

Últimas Notícias

Mais notícias

Nova estratégia contra o VSR amplia cobertura e reforça cuidado com a primeira infância em MS

Com fluxo definido e equipes capacitadas, SES inicia aplicação do Nirsevimabe e amplia proteção de bebês em todo o território sul-mato-grossense Nos primeiros meses de...

Adolescente é morto a tiros dentro de casa no bairro Centro Oeste

Um adolescente morreu após ser baleado dentro de uma residência localizada na Rua José Pedrossian, no Bairro Jardim Centro Oeste, em Campo Grande, na...

Flamengo oficializa retorno de Lucas Paquetá

O Flamengo confirmou nesta quarta-feira a contratação de Lucas Paquetá, meia de 28 anos que retorna ao clube após oito anos fora. O jogador,...

Fim de semana tem parque, cinema e desafio de xadrez em Campo Grande

Janeiro está acabando e logo a criançada volta às aulas. Mas no Shopping Campo Grande, a diversão continua, mesmo com o fim das férias...